00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2247
Tipo: Tese
Título: Embates discursivo-ideológicos em produções textuais escolares: alunos versus discursos institucionais
Título(s) alternativo(s): Discursive and ideological struggles in school textual productions: students versus institutional discourses
Autor(es): Costa, Valmir Nunes
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Antônio de Pádua Dias da
metadata.dc.contributor.referee2: Lameiras, Maria Stela Torres Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee4: Ramires, Lidia Maria Marinho da Pureza
Resumo: A presente tese focaliza o embate ideológico entre os discursos dos alunos do Ensino Básico e os discursos institucionais. O locus deste processo teórico analítico são as produções textuais dos alunos, onde se materializam a luta ideológica e os processos de dessacralização de falas institucionais. Tais mecanismos jogam com os discursos institucionais no sentido de desnudar-lhes os interesses de classes e escamoteamentos da realidade que são o contraponto dos discursos totalitários que visam à manutenção do status quo. Através das categorias da Análise do Discurso de linha francesa (AD) visamos explicitar as marcas linguísticas dos discursos de discentes que exibem uma atitude linguístico/discursiva capaz de dispersar sentidos, como também de suscitá-los diante dos discursos institucionais veiculados na escola e que têm tendência controladora de sentidos. Ao lado das teorias da AD, trabalhamos com a perspectiva de estudos bakhtiniana no tocante a noções importantes como as de ideologia e carnavalização. Toda luta ideológica, segundo Bakhtin, se dá em prol da centrifugação de forças centrípetas responsáveis por discursos monologizantes (BAKHTIN, 2008b). Com os termos centrifugação e forças centrípetas, queremos dizer modalização de discursos institucionais inflexíveis ou relativização/dispersão de sentidos institucionais por parte desses escolares. Os expedientes encontrados a partir das materialidades discursivas foram os de ironia, paródia, implícitos, sarcasmo, abordagem do grotesco, humor, subversão, entre os principais, os quais, vistos no seu conjunto, denominamos carnavalescos.
Abstract: This thesis focuses on the clash between ideological discourse among students of basic education and the discourses of the institution. Aims to describe linguistic processes desecration of institutional discourse conveyed in school. The locus of this process are the textual productions of the students, which materializes this ideological struggle in favor of centrifuge centripetal forces responsible for monologizating discourses (BAKHTIN, 2008b). With the terms centrifugation and centripetal forces, we mean modalization inflexible institutional discourses or relativization / institutional dispersal directions by these students. The files found in both phase conjectures and after the reading and interpretation of the corpus (for he had experience of the author in the field of education), were of irony, parody, implicit sarcasm, approach the grotesque, humor, subversion, between the main, which, seen as a whole, call carnival. Such mechanisms play with the institutional discourses in order to strip them of classes and interests hiding of reality that are the counterpoint of totalitarian discourse aimed at maintaining the status quo. Through the categories of Discourse Analysis of French brands we aim to explain the language of the speeches of students who exhibit an attitude linguistic / discursive able to disperse senses, but also to arouse them before institutional discourses conveyed in school and tend controller senses. Beside theories of AD, we work with the perspective of Bakhtin studies regarding the notions of language, ideology and carnivalization.
Palavras-chave: Análise do discurso
Educação básica - Alunos
Produção textual
Carnavalização
Speech analysis
Basic Education - Students
Text production
Carnavalization
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: COSTA, Valmir Nunes. Embates discursivo-ideológicos em produções textuais escolares: alunos versus discursos institucionais. 2014. 150 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2247
Data do documento: 1-set-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Embates discursivo-ideológicos em produções textuais escolares - alunos versus discursos institucionais.pdfEmbates discursivo-ideológicos em produções textuais escolares: alunos versus discursos institucionais1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.