00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1873
Tipo: Dissertação
Título: Uso de experimentos didáticos como mediadores da aprendizagem em eletrostática numa escola pública de Maceió/AL
Título(s) alternativo(s): Use of teaching experiments as electrostatic learning mediators in a public school of Maceió/AL
Autor(es): Costa, Ysmailyn Siqueira
Primeiro Orientador: Gléria, Iram Marcelo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Pedro Valentim dos
metadata.dc.contributor.referee2: Passos, Frederico Salgueiro
Resumo: A presente Dissertação trata sobre a aplicação do Produto Educacional construído durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, vinculado ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. O Produto Educacional consistiu em um conjunto de roteiros para experimentos de baixo custo sobre a temática Eletrostática. Usar experimentos como estratégia de ensino em Física tem sido apontado por pesquisadores como uma das ações didáticas mais significativas no processo de ensino e aprendizagem. Também, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) recomendam o uso da experimentação, na qual se enfatize a relação teoria-experimento e que incorpore a interdisciplinaridade e a contextualização. A fim de colaborar para o aprimoramento do ensino da temática em questão, elaboramos os roteiros de experimentos e desenvolvemos nossas aulas baseados nesses experimentos, no primeiro bimestre letivo de 2016, com a participação de 38 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, na cidade de Maceió/AL. Para embasar este trabalho, consideramos as teoria de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, nas quais o aprendiz é o foco principal no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho mostra uma descrição detalhada de como aconteceram essas aulas e mostraram como a experimentação no ensino de Física é uma ferramenta que auxilia no ensino e na produção de uma aprendizagem significativa.
Abstract: This dissertation deals with the application of the Educational Product built during the course of Professional Masters in Physics Teaching, linked to the Graduate Program of the Institute of Physics of the Federal University of Alagoas. The Educational Product consisted of a set of scripts for experiments of low cost on the Electrostatic theme. Using experiments as a teaching strategy in Physics has been pointed out by researchers as one of the most significant didactic actions in the teaching and learning process. In addition, the National Curriculum Parameters (NCP) recommend the use of experimentation, emphasizing the relationship theory-experiment and incorporating interdisciplinarity and contextualization. In order to collaborate to improve the teaching of the subject in question, we elaborated the experimental itineraries and developed our classes based on these experiments, in the first academic bimester of 2016, with the participation of 38 students of the 3rd grade of the Ovídio Edgar de Albuquerque State School, in the city of Maceió, AL. To support this work, we consider Piaget's learning theory, Vygotsky and Ausubel's meaningful learning theory, in which the learner is the focus in the teaching and learning process. The work shows a detailed description of how these classes took place and showed how experimentation in Physics teaching is a tool that assists in the teaching and production of meaningful learning.
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino
Física – Métodos experimentais
Didática
Eletrostática
Physics education
Experiments
Eletricicity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional em Ensino de Física
Citação: COSTA, Ysmailyn Siqueira. Uso de experimentos didáticos como mediadores da aprendizagem em eletrostática numa escola pública de Maceió/AL. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Nacional Profissional em Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1873
Data do documento: 15-ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.