00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1856
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas digitais, paródias, colagem e remix: explorando o uso do celular em aulas de Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): Narrativas digitales, parodias, collage y remix: explorando el uso del celular en clases de lengua portuguesa
Autor(es): Santos, Fernando Roberto Lima dos
Primeiro Orientador: Gomes, Luiz Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Ifa, Sergio
metadata.dc.contributor.referee2: Stella, Paulo Rogério
Resumo: Este trabalho investigou como aparelhos celulares podem ser utilizados como instrumento de aprendizagem de Língua Portuguesa no 7º ano, turma B, da Escola Estadual João Paulo II, no bairro de Chã da Jaqueira, Maceió-AL. Trata-se de uma pesquisa-ação envolvendo uma turma com 36 participantes além do professor-pesquisador, nas quais foram aplicadas sequências didáticas em que foram abordados os conteúdos de Língua Portuguesa e promovidas atividades de produção textual com o uso do celular. Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram entrevistas com grupos focais, observação, diário de pesquisa e as produções dos alunos. Soares (2002), Kleiman (1995), Street (2014), Rojo (2012) e Carvalho (2008) entre outros basearam este trabalho. A análise dos dados coletados durante e após a aplicação das atividades da SD permitiram refletir que, apesar da importância do uso dos recursos tecnológicos digitais nos processos de ensino-aprendizagem, não podemos hipervalorizar esses instrumentos. Além disso, os procedimentos que envolvem o uso de celular como instrumento para aprendizagem de Língua Portuguesa devem ser tratados com cautela, pois a não universalização do uso desse equipamento, que envolve questões socioeconômicas, interferiu diretamente no desenvolvimento das atividades planejadas. Os resultados obtidos indicam que é possível a utilização do celular para ensinar e aprender Língua Portuguesa. Além disso, as atividades desenvolvidas nesta pesquisa levaram os alunos a refletirem as questões sociais que os envolvem, permitindo que o mundo exterior à escola adentrasse a sala de aula e fizesse parte dos conteúdos a serem aprendidos.
Abstract: RESUMEN: Este estudio investigó cómo los teléfonos móviles pueden ser utilizados como herramienta de aprendizaje de la Lengua Portuguesa en el séptimo grado, clase B, en la Escuela Estatal João Paulo II, en el barrio de Chã de Jaqueira, Maceió-AL. Se trata de una investigación acción envolviendo una clase con 36 participantes allá del profesor-investigador, en que se aplicaron las secuencias didácticas donde se abordaron el teor del corso de la Lengua Portuguesa y si promovieron las actividades de producción de texto con el uso del telefono celular. Los instrumentos utilizados para recolectar datos fueron entrevistas con grupos focales, observación, investigación y producciones de los estudiantes diariamente. Soares (2002), Kleiman (1995), la calle (2014), Rojo (2012) y Carvalho (2008) de entre otros basaron este trabajo. El análisis de los datos recogidos durante y después de la ejecución de las actividades de las secuencias didácticas refleja que a pesar de la importancia del uso de los recursos tecnológicos digitales en los procesos de enseñanza y aprendizaje no podemos sobrevalorar estos instrumentos. Por otra parte, los procedimientos que implican el uso de teléfono móvil como una herramienta para el aprendizaje de la Lengua Portuguesa deben ser tratados com precaución, pues el uso de los equipos no es generalizado e tiene relación con cuestiones socioeconómicas, interfiere directamente en el desarrollo de las actividades previstas. Los resultados indican que es posible enseñar y aprender portugués con el uso del teléfono móvil. Además, las actividades en esta investigación condujeron a los Estudiantes para reflejar los problemas sociales que los rodean, permitiendo al mundo exterior entrar em la escuela componiendo los contenidos que hay que aprender.
Palavras-chave: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Telefone celular
Narrativas digitais
Multiletramentos
Enseñanza de Lengua Portuguesa
Teléfono móvil
Narrativas digitales
Multiletramientos
Tecnología educativa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SANTOS, Fernando Roberto Lima dos. Narrativas digitais, paródias, colagem e remix: explorando o uso do celular em aulas de Língua Portuguesa. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1856
Data do documento: 27-abr-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas digitais, paródias, colagem e remix - explorando o uso do celular em aulas.pdfNarrativas digitais, paródias, colagem e remix: explorando o uso do celular em aulas de Língua Portuguesa2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.