00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1830
Tipo: Dissertação
Título: Uma ferramenta para construção e avaliação de mapas conceituais: aplicada ao ensino da disciplina Desenho Técnico I
Título(s) alternativo(s): A tool for building and evoluating concept maps applied to teaching discipline Technical Drawing I
Autor(es): Silva, Emanuela Cristina Montoni da
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
Segundo Orientador: Lopes, Roberta Vilhena Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Marcus de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Andiara Valentina de Freitas e
Resumo: Esta dissertação apresenta a especificação e implementação de uma nova ferramenta baseada na Aprendizagem Significativa de Ausubel, mais especificamente nos mapas conceituais de Novak, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina desenho técnico para os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, denominada de Dedalus. Para fundamentar o papel pedagógico da ferramenta desenvolvida será apresentado um breve resumo do trabalhado de Ausubel, do uso da informática na educação e de aplicações de mapas conceituais no desenvolvimento de softwares educativos. A funcionalidade da ferramenta Dedalus é verificar se o aluno é capaz de construir o mapa conceitual da planta baixa de uma edificação, proposta como exercício pelo professor, considerando que ele só poderá utilizar as relações fornecidas pelo professor que estejam em consonância com o conteúdo ministrado pelo mesmo até o momento atual. A metodologia adotada na realização do trabalho foi: estudar o conteúdo pedagógico da disciplina Desenho Técnico I; analisar os conceitos e as relações presentes no conteúdo estudado; desenvolver um conjunto de exercícios para cada tópico da disciplina; planejar a interface da ferramenta e implementar a ferramenta. A ferramenta foi aplicada em 2 turmas de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário CESMAC. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tanto em relação a facilidade de uso da ferramenta, quanto ao aprendizagem do conteúdo programático da disciplina Desenho Técnico I.
Abstract: This paper presents the specification and implementation of a new tool based on Meaningful Learning of Ausubel, more specifically on conceptual maps of Novak, to assist the teaching and learning of technical design discipline for courses Civil Engineering and Architecture, named Dedalus. To substantiate the role of pedagogical tool developed will be presented a brief summary of worked Ausubel, the use of computers in education and application of conceptual maps in developing educational software. The functionality of the tool Dedalus is whether the student is able to build the conceptual map of the floor plan of a building, as proposed by Professor exercise, considering he can only use the links provided by the teacher that are consistent with the content taught by even until today. The methodology used in conducting the study was: to study the educational content of the discipline Technical Design I; analyzing the concepts and relations present in the content studied and develop a set of exercises for each topic of the course; planning tool interface and implement the tool. The tool was applied in two undergraduate classes in Architecture and Urbanism of the University Center CESMAC. The results were satisfactory, both for the ease of use of the tool, as the learning curriculum of discipline Technical Drawing I.
Palavras-chave: Desenho técnico
Mapa conceitual
Technical drawing
Concept map
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: SILVA, Emanuela Cristina Montoni da. Uma ferramenta para construção e avaliação de mapas conceituais: aplicada ao ensino da disciplina Desenho Técnico I. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1830
Data do documento: 7-dez-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma Ferramenta para Construção e Avaliação de Mapas Conceituais- Aplicada ao.pdfUma ferramenta para construção e avaliação de mapas conceituais: aplicada ao ensino da disciplina Desenho Técnico I9.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.