Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Lopes, Roberta Vilhena Vieira | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7000283790939630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Braga, Marcus de Melo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8951598251334162 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Andiara Valentina de Freitas e | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4432621010560686 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Emanuela Cristina Montoni da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915950393329876 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T14:11:07Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03 | - |
dc.date.available | 2017-08-09T14:11:07Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emanuela Cristina Montoni da. Uma ferramenta para construção e avaliação de mapas conceituais: aplicada ao ensino da disciplina Desenho Técnico I. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1830 | - |
dc.description.abstract | This paper presents the specification and implementation of a new tool based on Meaningful Learning of Ausubel, more specifically on conceptual maps of Novak, to assist the teaching and learning of technical design discipline for courses Civil Engineering and Architecture, named Dedalus. To substantiate the role of pedagogical tool developed will be presented a brief summary of worked Ausubel, the use of computers in education and application of conceptual maps in developing educational software. The functionality of the tool Dedalus is whether the student is able to build the conceptual map of the floor plan of a building, as proposed by Professor exercise, considering he can only use the links provided by the teacher that are consistent with the content taught by even until today. The methodology used in conducting the study was: to study the educational content of the discipline Technical Design I; analyzing the concepts and relations present in the content studied and develop a set of exercises for each topic of the course; planning tool interface and implement the tool. The tool was applied in two undergraduate classes in Architecture and Urbanism of the University Center CESMAC. The results were satisfactory, both for the ease of use of the tool, as the learning curriculum of discipline Technical Drawing I. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Technical drawing | pt_BR |
dc.subject | Concept map | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Uma ferramenta para construção e avaliação de mapas conceituais: aplicada ao ensino da disciplina Desenho Técnico I | pt_BR |
dc.title.alternative | A tool for building and evoluating concept maps applied to teaching discipline Technical Drawing I | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta a especificação e implementação de uma nova ferramenta baseada na Aprendizagem Significativa de Ausubel, mais especificamente nos mapas conceituais de Novak, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina desenho técnico para os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, denominada de Dedalus. Para fundamentar o papel pedagógico da ferramenta desenvolvida será apresentado um breve resumo do trabalhado de Ausubel, do uso da informática na educação e de aplicações de mapas conceituais no desenvolvimento de softwares educativos. A funcionalidade da ferramenta Dedalus é verificar se o aluno é capaz de construir o mapa conceitual da planta baixa de uma edificação, proposta como exercício pelo professor, considerando que ele só poderá utilizar as relações fornecidas pelo professor que estejam em consonância com o conteúdo ministrado pelo mesmo até o momento atual. A metodologia adotada na realização do trabalho foi: estudar o conteúdo pedagógico da disciplina Desenho Técnico I; analisar os conceitos e as relações presentes no conteúdo estudado; desenvolver um conjunto de exercícios para cada tópico da disciplina; planejar a interface da ferramenta e implementar a ferramenta. A ferramenta foi aplicada em 2 turmas de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário CESMAC. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tanto em relação a facilidade de uso da ferramenta, quanto ao aprendizagem do conteúdo programático da disciplina Desenho Técnico I. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma Ferramenta para Construção e Avaliação de Mapas Conceituais- Aplicada ao.pdf | Uma ferramenta para construção e avaliação de mapas conceituais: aplicada ao ensino da disciplina Desenho Técnico I | 9.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.