00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Modelo para a construção de sistemas tutores multiagentes
Título(s) alternativo(s): Models for building multiagent tutoring systems
Autor(es): Silva, Marlos Tacio
Primeiro Orientador: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Frederico Luiz Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Hyggo Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Leandro Dias da
metadata.dc.contributor.referee4: Brito, Patrick Henrique da Silva
Resumo: Este trabalho se insere na linha de pesquisa Modelos Computacionais em Educação do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Modelagem Computacional de Conhecimento, observando-se que um dos grandes desafios da área de Sistemas Tutores Inteligentes continua sendo abordar adequadamente a complexidade inerente à construção desses sistemas. Nesse contexto, pode-se abordar três aspectos relacionados a esta questão, a saber: (1) carência de diretrizes que guiem os construtores (i.e., autores e desenvolvedores) envolvidos no processo de construção dos ambientes; (2) a lacuna conceitual entre o conhecimento do autor e as ferramentas disponíveis para a construção do sistema; e (3) falta de uma arquitetura de software flexível e adequada para o desenvolvimento de entidades de software inteligentes. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma sistemática, dotada de modelos, para auxiliar na construção de Sistemas Tutores Multiagentes baseados na arquitetura Mathema. Do ponto de vista do autor, essa sistemática visa auxiliar na modelagem do conhecimento do domínio via uma estrutura de grafo. A partir dessa estrutura deriva-se uma rede de Petri, para verificação tanto de propriedades estruturais quanto comportamentais, e uma base de conhecimento, que irá ser operacionalizada por um planejador pedagógico. Do ponto de vista do desenvolvedor, essa sistemática visa utilizar a estrutura de grafo definida pelo autor para identificar um conjunto de agentes tutores e, a partir daí, construir efetivamente tais agentes com base em uma arquitetura de software mais flexível. Para a avaliação empírica da proposta desenvolveu-se um estudo de caso que consiste na estruturação de um curso de Ciência da Computação. Além disso, foram desenvolvidos mais estudos específicos, um no contexto de Lógica Computacional e outro no contexto de Aprendizagem de Máquina. Esses estudos mostraram a viabilidade da utilização da proposta, conseguindo obter resultados satisfatórios nas soluções apresentadas para responder as questões de pesquisa abordadas.
Abstract: This work is situated in an interdisciplinary research program on computational modeling of knowledge, focusing on one challenge in the field of Intelligent Tutoring Systems with respect to manage the complexity involved in effectively building such systems. In this context, three aspects related to the mentioned challenge were addressed: (1) lack of concrete guidelines to be used by the involved actors (i.e., authors and developers) in the process of building this environments; (2) conceptual lack between the author’s knowledge and the available tools for that end; and (3) lack of a flexible and adequate software architecture for building intelligent software entities. Thus, this work aims to present a systematic approach with models to help the construction of Multiagent Tutoring Systems based on Mathema’s architecture. From the author point of view, this systematic aims to modeling a given domain via a graph structure. Based on this structure we derive a Petri net, to check both structural and behavioral properties and a knowledge base, which will be operated by a pedagogical planner. From the viewpoint of the developer, this systematic aims to use the graph structure defined by the author to identify a set of tutor agents and, thereafter, builds these agents based on flexible software architecture. For the empirical evaluation, we develop a case study consisting in structuring a course of Computer Science. In addition, more specific studies were developed, one in the context of Computational Logic and another in the context of Machine Learning. These studies demonstrate the feasibility of using the proposal, obtaining satisfactory results in the solutions presented to answer the research questions addressed.
Palavras-chave: Mathema
Petri, Redes de
Ontologia
Petri, Networks of
Ontology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: SILVA, Marlos Tacio. Modelo para a construção de sistemas tutores multiagentes. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1821
Data do documento: 4-jun-2012
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