00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Frederico Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6195215666638965pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Hyggo Oliveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4993914550234923pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Leandro Dias da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856968264410259pt_BR
dc.contributor.referee4Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.creatorSilva, Marlos Tacio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9400781845930828pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T18:46:51Z-
dc.date.available2017-07-28-
dc.date.available2017-08-03T18:46:51Z-
dc.date.issued2012-06-04-
dc.identifier.citationSILVA, Marlos Tacio. Modelo para a construção de sistemas tutores multiagentes. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1821-
dc.description.abstractThis work is situated in an interdisciplinary research program on computational modeling of knowledge, focusing on one challenge in the field of Intelligent Tutoring Systems with respect to manage the complexity involved in effectively building such systems. In this context, three aspects related to the mentioned challenge were addressed: (1) lack of concrete guidelines to be used by the involved actors (i.e., authors and developers) in the process of building this environments; (2) conceptual lack between the author’s knowledge and the available tools for that end; and (3) lack of a flexible and adequate software architecture for building intelligent software entities. Thus, this work aims to present a systematic approach with models to help the construction of Multiagent Tutoring Systems based on Mathema’s architecture. From the author point of view, this systematic aims to modeling a given domain via a graph structure. Based on this structure we derive a Petri net, to check both structural and behavioral properties and a knowledge base, which will be operated by a pedagogical planner. From the viewpoint of the developer, this systematic aims to use the graph structure defined by the author to identify a set of tutor agents and, thereafter, builds these agents based on flexible software architecture. For the empirical evaluation, we develop a case study consisting in structuring a course of Computer Science. In addition, more specific studies were developed, one in the context of Computational Logic and another in the context of Machine Learning. These studies demonstrate the feasibility of using the proposal, obtaining satisfactory results in the solutions presented to answer the research questions addressed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMathemapt_BR
dc.subjectPetri, Redes dept_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectPetri, Networks ofpt_BR
dc.subjectOntologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleModelo para a construção de sistemas tutores multiagentespt_BR
dc.title.alternativeModels for building multiagent tutoring systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se insere na linha de pesquisa Modelos Computacionais em Educação do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Modelagem Computacional de Conhecimento, observando-se que um dos grandes desafios da área de Sistemas Tutores Inteligentes continua sendo abordar adequadamente a complexidade inerente à construção desses sistemas. Nesse contexto, pode-se abordar três aspectos relacionados a esta questão, a saber: (1) carência de diretrizes que guiem os construtores (i.e., autores e desenvolvedores) envolvidos no processo de construção dos ambientes; (2) a lacuna conceitual entre o conhecimento do autor e as ferramentas disponíveis para a construção do sistema; e (3) falta de uma arquitetura de software flexível e adequada para o desenvolvimento de entidades de software inteligentes. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma sistemática, dotada de modelos, para auxiliar na construção de Sistemas Tutores Multiagentes baseados na arquitetura Mathema. Do ponto de vista do autor, essa sistemática visa auxiliar na modelagem do conhecimento do domínio via uma estrutura de grafo. A partir dessa estrutura deriva-se uma rede de Petri, para verificação tanto de propriedades estruturais quanto comportamentais, e uma base de conhecimento, que irá ser operacionalizada por um planejador pedagógico. Do ponto de vista do desenvolvedor, essa sistemática visa utilizar a estrutura de grafo definida pelo autor para identificar um conjunto de agentes tutores e, a partir daí, construir efetivamente tais agentes com base em uma arquitetura de software mais flexível. Para a avaliação empírica da proposta desenvolveu-se um estudo de caso que consiste na estruturação de um curso de Ciência da Computação. Além disso, foram desenvolvidos mais estudos específicos, um no contexto de Lógica Computacional e outro no contexto de Aprendizagem de Máquina. Esses estudos mostraram a viabilidade da utilização da proposta, conseguindo obter resultados satisfatórios nas soluções apresentadas para responder as questões de pesquisa abordadas.pt_BR
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