00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1646
Tipo: Tese
Título: Saberes e metodologias da educação infantil: o curso de pedagogia - UFAL em questão
Título(s) alternativo(s): Knowledge and methodologies of early childhood education: the pedagogy course - UFAL in question
Autor(es): Ribeiro, Lucia de Mendonça
Primeiro Orientador: Melo, Adriana Almeida Sales de
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Shirleide Pereira da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Verçosa, Elcio Gusmão
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Walter Matias
Resumo: Esse estudo problematizou os saberes e metodologias elencados para o curso de formação de pedagogos frente às especificidades das crianças, seus saberes culturais e formativos e os desafios colocados para o exercício dessa ação pedagógica diante das metas estabelecidas pelo processo de universalização da educação básica. O lócus deste estudo foi o curso de Pedagogia – Centro de Educação – da Universidade Federal de Alagoas na reorganização do Projeto Político Pedagógico – movimento pós-DCN‟s BRASIL/Resolução CNE/CP 01/2006 – ampliando os componentes curriculares que formam o profissional para a área da Educação Infantil. A matriz teórico-metodológica teve como modalidade de pesquisa o Estudo de Caso e como sujeitos participantes, os alunos docentes concluintes do curso (2009.1) que já experienciaram a docência no espaço das escolas públicas e privadas. Para uma interpretação mais significativa das falas desses sujeitos utilizamos como instrumento a Análise do Conteúdo, que serviu para o tratamento dos dados possibilitando a definição de categorias gerais e subcategorias que nos auxiliaram nas inferências do processo. Os resultados alcançados, a partir do cruzamento dos dados, das inferências, do campo (falas), da legislação e das contribuições teóricas possibilitaram compreender que emergem desse processo, tensões presentes na relação dos sujeitos da pesquisa com a conjuntura social marcada por movimentos de rupturas e permanências deixando suas marcas na formação de professores e alunos; nos saberes e metodologias dispostos na formação proposta pela universidade e nos desafios enfrentados por estes alunos docentes diante da precarização de sua ação docente entrelaçados com a necessidade de ressignificar sua prática pedagógica junto às crianças no espaço da escola pública.
Abstract: This study comes to question the knowledge and methodologies listed for the course of formation teachers for the specificities each children, their cultural and formative knowledge and the challenges for the pedagogical action on the targets set by the basic education universalization process. The locus of this study is the Faculty of Education - Education Center – Universidade Federal de Alagoas – in the reorganization of the Pedagogical Political Project - post movement DCN's BRAZIL CNE / CP 01/2006 - which expanded the curriculum components that form the professional to the area Early Childhood Education. The theoretical-methodological matrix has as a research mode Case Study and had as participants, teachers graduating students of the course (2009.1) who have experienced teaching in the space of public and private schools. For a more meaningful interpretation of the speeches of these teachers, we use as a tool, the Content Analysis for processing of data enabling the definition of general categories and subcategories that helped in the process of inference. The results achieved from the crossing of data, inferences, the field (speech) of legislation and theoretical contributions was possible to understand that emerge from this process, tensions in the relationship of the teachers with a social environment marked by movements of ruptures and continuities leaving their mark on the formations them (teachers and students), in knowledge and methodologies arranged in the training offered at university, the challenges faced by these teachers students on the precariousness of his teaching activities intertwined with the need to resignify their teaching with the children in the public school space.
Palavras-chave: Curso de Pedagogia
Projeto Político Pedagógico
Formação Docente
Educação Infantil
Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Alagoas
Projeto político pedagógico
Professor – Formação
Pedagogy Course
Pedagogical Political Project
Teacher Training
Childhood Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RIBEIRO, Lucia de Mendonça. Saberes e metodologias da educação infantil: o curso de pedagogia - UFAL em questão. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1646
Data do documento: 24-set-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes e metodologias da educação infantil - o curso de pedagogia - UFAL em questão.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.