00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782960U8pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Antonio Carlos Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785735A6pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775531U6pt_BR
dc.contributor.referee3Verçosa, Elcio Gusmão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786927J8pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761513E9pt_BR
dc.creatorRibeiro, Lucia de Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221593J6pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-10T22:49:24Z-
dc.date.available2017-04-10-
dc.date.available2017-04-10T22:49:24Z-
dc.date.issued2015-09-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Lucia de Mendonça. Saberes e metodologias da educação infantil: o curso de pedagogia - UFAL em questão. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1646-
dc.description.abstractThis study comes to question the knowledge and methodologies listed for the course of formation teachers for the specificities each children, their cultural and formative knowledge and the challenges for the pedagogical action on the targets set by the basic education universalization process. The locus of this study is the Faculty of Education - Education Center – Universidade Federal de Alagoas – in the reorganization of the Pedagogical Political Project - post movement DCN's BRAZIL CNE / CP 01/2006 - which expanded the curriculum components that form the professional to the area Early Childhood Education. The theoretical-methodological matrix has as a research mode Case Study and had as participants, teachers graduating students of the course (2009.1) who have experienced teaching in the space of public and private schools. For a more meaningful interpretation of the speeches of these teachers, we use as a tool, the Content Analysis for processing of data enabling the definition of general categories and subcategories that helped in the process of inference. The results achieved from the crossing of data, inferences, the field (speech) of legislation and theoretical contributions was possible to understand that emerge from this process, tensions in the relationship of the teachers with a social environment marked by movements of ruptures and continuities leaving their mark on the formations them (teachers and students), in knowledge and methodologies arranged in the training offered at university, the challenges faced by these teachers students on the precariousness of his teaching activities intertwined with the need to resignify their teaching with the children in the public school space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia – Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectProfessor – Formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogy Coursept_BR
dc.subjectPedagogical Political Projectpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectChildhood Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSaberes e metodologias da educação infantil: o curso de pedagogia - UFAL em questãopt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and methodologies of early childhood education: the pedagogy course - UFAL in questionpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsse estudo problematizou os saberes e metodologias elencados para o curso de formação de pedagogos frente às especificidades das crianças, seus saberes culturais e formativos e os desafios colocados para o exercício dessa ação pedagógica diante das metas estabelecidas pelo processo de universalização da educação básica. O lócus deste estudo foi o curso de Pedagogia – Centro de Educação – da Universidade Federal de Alagoas na reorganização do Projeto Político Pedagógico – movimento pós-DCN‟s BRASIL/Resolução CNE/CP 01/2006 – ampliando os componentes curriculares que formam o profissional para a área da Educação Infantil. A matriz teórico-metodológica teve como modalidade de pesquisa o Estudo de Caso e como sujeitos participantes, os alunos docentes concluintes do curso (2009.1) que já experienciaram a docência no espaço das escolas públicas e privadas. Para uma interpretação mais significativa das falas desses sujeitos utilizamos como instrumento a Análise do Conteúdo, que serviu para o tratamento dos dados possibilitando a definição de categorias gerais e subcategorias que nos auxiliaram nas inferências do processo. Os resultados alcançados, a partir do cruzamento dos dados, das inferências, do campo (falas), da legislação e das contribuições teóricas possibilitaram compreender que emergem desse processo, tensões presentes na relação dos sujeitos da pesquisa com a conjuntura social marcada por movimentos de rupturas e permanências deixando suas marcas na formação de professores e alunos; nos saberes e metodologias dispostos na formação proposta pela universidade e nos desafios enfrentados por estes alunos docentes diante da precarização de sua ação docente entrelaçados com a necessidade de ressignificar sua prática pedagógica junto às crianças no espaço da escola pública.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes e metodologias da educação infantil - o curso de pedagogia - UFAL em questão.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.