00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Pimentel, Álamo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5299277618123064pt_BR
dc.contributor.referee3Luis, Suzana Maria Barrios-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316564059387352pt_BR
dc.creatorChiorlin, Marina de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5643774105609447pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-01T17:05:01Z-
dc.date.available2017-01-31-
dc.date.available2017-02-01T17:05:01Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.citationCHIORLIN, Marina de Oliveira. Bullying na escola: a ponta do iceberg. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1548-
dc.description.abstractThis master’s research has investigated a sample from the reality of the education in the state of Alagoas, through a case study carried out in a school located far from Maceió downtown. The objective was to question the role of the school when faced with manifestations of bullying, once within this context its presence is justified by using external factors such as the familiar institution, the personality of the person or the society. The theoretical reflections carried out have dialogued with the reflections brought about by Charlot (2000; Id., 2005; Id,2009), Dubet (1994; Id. 2003), Elias (1994; et. al. 2000), Goffman (2004, Id.,2014), Foucault (1996, Id.,2004; Id. 2007; Id. 2008), Eizirik & Comerlato (1995), Sacristan (2005), Arroyo (2013), Ramos do Ó (2007), among others. Together with the information obtained through observations of the daily life of the school and interviews in narrative mode with the teachers, it has been verified that the phenomenon of bullying is a mechanism which validates and naturalizes the logics which organized today‟s society. On the other hand, the school inserted in this society produces discontinuities which harm the development of educational processes which significantly contribute to the overcoming of the logics contained in the bullying practiced inside the school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAssédio na escolapt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectEscola - Relação de poderpt_BR
dc.subjectSchool experiencept_BR
dc.subjectTheacherspt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBullying na escola: a ponta do icebergpt_BR
dc.title.alternativeBullying at school: the pit of the icebergpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de mestrado investigou um recorte da realidade da educação no estado de Alagoas através do estudo de caso realizado em uma escola na periferia da cidade de Maceió. O objetivo foi questionar o papel da escola diante das manifestações de bullying, uma vez que dentro deste contexto se justifica a presença do fenômeno utilizando fatores exteriores como a instituição familiar, a personalidade do indivíduo, ou a sociedade. As reflexões teóricas realizadas dialogaram com as reflexões trazidas por, Charlot (2000; Id., 2005; Id,2009), Dubet (1994; Id. 2003), Elias (1994; et. al. 2000), Goffman (2004, Id.,2014), Foucault (1996, Id.,2004; Id. 2007; Id. 2008), Eizirik & Comerlato (1995), Sacristan (2005), Arroyo (2013), Ramos do Ó (2007), entre outros. Conjuntamente às informações obtidas através de observações do cotidiano da escola e entrevistas na modalidade narrativa com professores e professoras verificou-se que o fenômeno bullying é um mecanismo que valida e naturaliza as lógicas que organizam a sociedade atual. Em contrapartida, a escola inserida nessa sociedade produz descontinuidades que prejudicam o desenvolvimento dos processos educativos que contribuem significativamente para a superação das lógicas contidas nas práticas de bullying dentro da escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bullying na escola - a ponto do iceberg.pdf3.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.