00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1056
Tipo: Dissertação
Título: Visualização de malhas com adaptação de resolução e textura dependente do observador
Título(s) alternativo(s): View-mesh with adaptative resolution and view-dependent texture map
Autor(es): Porto, José Fábio Boia
Primeiro Orientador: Silva, Adelailson Peixoto da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira Junior, Perfilino Eugenio
metadata.dc.contributor.referee2: Morera, Dimas Martínez
Resumo: Este trabalho trata do problema de visualização de malhas triangulares de modo que a geometria e a textura das mesmas possam ser calculadas adaptativamente de acordo com a posição do orientador. Como apenas as informações necessárias de malha tendem a permanecer, as principais aplicações envolvidas estão relacionadas à visualização de malhas em tempo real, as quais têm sido de grande interesse de pesquisa em diversas áreas científicas. Na adaptação da geometria da malha, sua resolução vai sendo localmente alterada através de inserção/remoção de vértices, arestas e faces, de acordo com a posição do observador, de modo que o número de polígonos preserve uma forma visual suave e bem próxima da malha original. Na adaptação da textura, o mapeamento de textura associado `a malha vai sendo adaptado `as mudança as de sua resolução de modo a reduzir ou eliminar as distorções de textura resultantes do colapso de vértices, arestas e faces
Abstract: This work has the goal of explore the triangulated mesh visualization problem in order that geometry and texture information could be computed adaptively according to the view position. As only the essential information from the mesh is going to persist, the main applications involved are linked with real-time mesh visualization which concerns a large number of scientific areas. To adapt the mesh geometry, its resolution is being locally changed through the insertion/removal of vertices, edges and faces, view-dependent considering the number of polygons to preserve smooth forms near to the original mesh. In the texture adaptation, the texture map association of the mesh is being adapted to the resolution changes minimizing or eliminating the texture distortion resulting from the collapse of vertices, edges and faces
Palavras-chave: Malhas adaptativas
reconhecimento visual de textura
Visualização volumétrica
Processamento de dados - Tempo real
Computação gráfica
Mesh adaptative
Recognition of visual texture
Visualization volumetric
Data
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Análise; Geometria Diferencial; Sistemas dinâmicos; Computação gráfica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática
Citação: PORTO, José Fábio Boia. View-mesh with adaptative resolution and view-dependent texture map. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Análise; Geometria Diferencial; Sistemas dinâmicos; Computação gráfica) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/1056
Data do documento: 29-mai-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Jose Fabio Boia Porto_2009.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.