00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9945
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel docente frente aos problemas decorrentes do uso das tecnologias digitais no contexto escolar
Autor(es): Nascimento, Alessandra Sibele dos Santos
Falcão, Renata Marinho
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Sales Junior, Valdick Barbosa de
Resumo: As Tecnologias Digitais (TD) cada vez mais vêm ocupando espaço na sociedade e exigindo dos professores um maior preparo e envolvimento com os recursos tecnológicos para lidar com os desafios apresentados à sala de aula com alunos totalmente imersos na cultura digital. Por esta razão, este artigo possui o objetivo de investigar como os docentes do Ensino Fundamental I de uma escola pública analisam os problemas do uso inapropriado das TD e como atuam para a minimização da problemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de cunho qualitativo, na qual foram coletados dados e informações a partir da elaboração de um questionário, contemplando questões acerca da temática, e uma análise documental do Projeto Político Pedagógico no que se refere aos recursos tecnológicos da instituição. O procedimento metodológico busca averiguar a percepção dos professores sobre a existência de dificuldades e problemas relacionados ao uso das TD pelos alunos no contexto escolar, bem como o desenvolvimento de projetos para o enfrentamento dos obstáculos e o uso das tecnologias, tendo em vista a aprendizagem ancorada no objetivo da 5a competência estabelecida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultado, por meio da tabulação dos dados coletados, observamos como os professores entendem e percebem as dificuldades dos alunos na utilização das TD e como a escola desenvolve ou não projetos para o enfrentamento das problemáticas. Chegamos à conclusão de que tanto os professores quanto a escola não estão devidamente preparados. Mesmo com o aporte teórico nos apresentando a importância do uso das TD na sala de aula, constatou-se que ainda existem limitações no entorno escolar, as quais envolvem fatores que vão desde a falta de recursos, ao desuso destes em consequência da falta de preparo inicial e continuado dos professores. Percebemos que essas limitações contribuem para que não haja um uso adequado e crítico das TD pelos alunos, assim como dificulta um olhar mais direcionado e aguçado por parte dos professores no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas pedagógicas e atividades educacionais que incluem os artefatos tecnológicos.
Abstract: As Digital Technologies (TD) more and more, we occupy space in society and we demand from teachers a greater preparation and participation with technological resources to deal with the challenges published in the classroom with students totally immersed in digital culture. For this reason, this article aims to investigate how elementary school teachers in a public school analyze the problems of inappropriate use of TD and how they acted to minimize the problem. It is an exploratory research, of qualitative quality, in which data and information were collected from a questionnaire, contemplating questions about the theme and a documentary analysis of the Political Pedagogical Project regarding the institution's technological resources. The methodological research procedure assesses the teachers'perception of the difficulties and problems related to the use of TD students in the school context, as well as the development of projects to face obstacles and the use of technologies, with a view to learning anchored in the objective of the 5th4 specific competence in the National Common Curricular Base (BNCC). As a result, through the tabulation of collected data, how teachers understand and perceive students' difficulties in using TD and how the school developed or not projects to face problems. We have come to the conclusion that both teachers and the school are not prepared. Even with the theoretical content shown on the importance of using the TD classroom, note that there are still children who are not schoolchildren, because what are the factors that affect since resources are lacking, and are disused as a result of the lack of initial preparation and continued teachers. It is perceived that these contributions contribute to the lack of adequate and critical use for TD, and that students are so difficult to seek and directed by teachers who do not respect the development of pedagogical practices and educational activities that use technological artifacts.
Palavras-chave: Educação - Desafios
Tecnologias Digitais
Professores
Education - Challenges.
Teachers
Digital Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: NASCIMENTO, Alessandra Sibele dos Santos, FALCÃO, Renata Marinho. O papel docente frente aos problemas decorrentes do uso das tecnologias digitais no contexto escolar. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9945
Data do documento: 10-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel docente frente aos problemas decorrentes do uso inapropriado das tecnologias digitais no contexto escolar.pdf618.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.