00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9837
Tipo: Dissertação
Título: Experiências de um professor crítico e decolonial: uma proposta de transgressão do modelo tradicional de ensino da língua espanhola em um projeto de extensão
Título(s) alternativo(s): Experiences of a critical and decolonial teacher: a proposal to transgress the traditional model of teaching the Spanish language in an extension project
Autor(es): Silva, Andrey Ronald Monteiro da
Primeiro Orientador: Meniconi, Flávia Colen
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Egito, Niedja Balbino do
metadata.dc.contributor.referee2: Stella, Paulo Rogério Stella
Resumo: Este estudo objetivou compreender as experiências de ensino de língua espanhola vivenciadas no Projeto Casas de Cultura no Campus (CCC-Espanhol), relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva crítica e decolonial, como também a minha formação crítico-reflexiva e das/dos demais participantes de um curso remoto no Projeto Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e embasada teoricamente na perspectiva do Letramento Crítico (LANKSHEAR; KNOBEL, 1998; SANTOS; IFA, 2013; JANKS, 2010; 2013; 2016; entre outros) e nos estudos decoloniais (QUIJANO 2005; 2009; LANDER, 2005; GROSFOGUEL, 2007; MIGNOLO, 2005; entre outros). A metodologia adotada foi a autoetnografia, abordagem qualitativa que narra as experiências, sejam de cunho pessoal ou profissional, com o objetivo de criticar, investigar e teorizar as experiências e práticas sociais (ADAMS; ELLIS; JONES, 2015; ONO, 2018; BEZERRA, 2019). Os instrumentos de coleta adotados foram: questionários (inicial e final), planos e materiais das aulas, gravações das aulas na plataforma Google Meet, diários reflexivos do professor-pesquisador, diário reflexivo das/dos participantes na plataforma padlet, produções escritas, comentários das/os alunos sobre as aulas e registros das mensagens no WhatsApp e Gmail. Os resultados revelam: a) que é possível e necessário transgredir o ensino de língua espanhola voltado exclusivamente para as regras gramaticais e ortográficas, para um processo de ensino-aprendizagem preocupado com uma formação dinâmica, politizada, questionadora, crítica e decolonial, por meio de práticas que refletem e problematizam atitudes preconceituosas, LGBTQIA+fóbicas, machistas, negacionistas, entre outras questões sociais, na e com a língua espanhola; b) o desencadeamento de reflexão crítica, por parte das/dos participantes, sobre questões sociais para possíveis transformações e tomadas de ações; c) meu amadurecimento como professor, visto que as experiências, vivências e emoções vivenciadas durante o processo de ensino-aprendizagem do idioma espanhol possibilitaram-me transgredir em busca de uma sociedade com justiça social para todas/os.
Abstract: RESUMEN- Este estudio propuso comprender las experiencias en la enseñanza de lengua española vividas en el Projeto Casas de Cultura no Campus (CCC – Español), relacionadas al proceso de enseñanza-aprendizaje en una perspectiva crítica y decolonial. Como también, mi formación crítico-reflexiva y de mis alumnas/os participantes de un curso remoto en el Projeto Casas de Cultura no Campus de la Universidade Federal de Alagoas. La investigación está inserida en el área de Lingüística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) y basada en la perspectiva de la Literacidad Crítica (LANKSHEAR; KNOBEL, 1998; SANTOS; IFA, 2013; JANKS, 2010; 2013; 2016; entre otros) y en los estudios decoloniales (QUIJANO 2005; 2009; LANDER, 2005; GROSFOGUEL, 2007; MIGNOLO, 2005; entre otros). La metodología adoptada fue la autoetnografía, abordaje cualitativo que narra las experiencias, sean personales o profesionales, con objetivo de investigar y teorizar a las experiencias y prácticas sociales (ADAMS; ELLIS; JONES, 2015; ONO, 2018; BEZERRA, 2019). Los instrumentos de coleta utilizados fueron: formularios (inicial y final), diarios reflexivos del profesor-investigador, planes y materiales de las clases, grabaciones de las clases en la plataforma Google Meet, diarios reflexivos de las/los participantes en la plataforma Padlet, producciones escritas, comentarios de las/os alumnas/os sobre las clases y los registros de mensajes en WhatsApp y Gmail. Los resultados revelan: a) que es posible y necesario transgredir la enseñanza de lengua española pautada exclusivamente en las reglas gramaticales y ortográficas, para un proceso de enseñanza-aprendizaje vuelta a una formación dinámica, politizada, cuestionadora, crítica y decolonial, a partir de prácticas que reflejan y problematizan actitudes prejuiciosas, LGBTQIA+fóbicas, machistas, negacionistas, entre otros problemas sociales, en la y con la lengua española; b) el desencadenamiento de la reflexión crítica, por parte de las/los participantes, sobre cuestiones para posibles transformaciones y tomadas de acciones; c) mi madurez como profesor, ya que las experiencias, vivencias y emociones vividas durante el proceso de enseñanza-aprendizaje del idioma español me permitieron transgredir en busca de una sociedad con justicia social para todas/os.
Palavras-chave: Língua espanhola- Estudo e ensino
Extensão universitária
Letramento-Crítica
Decolonialidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SILVA, Andrey Ronald Monteiro da. Experiências de um professor crítico e decolonial: uma proposta de transgressão do modelo tradicional de ensino da língua espanhola em um projeto de extensão. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9837
Data do documento: 6-mai-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.