00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Felipeto, Sônia Cristina Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535091198670076pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Eduardo Calil de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6822339713125905pt_BR
dc.creatorSantos, Sarah Manuelle Muniz dos-
dc.date.accessioned2022-11-11T19:20:32Z-
dc.date.available2022-03-03-
dc.date.available2022-11-11T19:20:32Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Sarah Manuelle Muniz dos. O papel da combinação no aparecimento de rasuras na escrita colaborativa. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9832-
dc.description.abstractUnder the theory proposed by Textual Genetics, this research aimed to observe the role of the stage of combination in the appearance of erasures in collaborative writing through the enunciative perspective. Collaborative writing is a situation that proposes to the dyad to produce a text from dialogue, in this way, this study had the objective of investigating, in a comparative and qualitative-quantitative way, if there is a significant difference between the number of oral and written erasures made when the dyad combined the content and when there was no such combination, through the hypothesis that in the data in which the dyad complies with the combination stage, the appearance of erasures is greater. The data used were selected from the database of Textualization Practices at School - PTE, collected by the Ramos System and later transcribed. It was a pair of the 1st year of elementary school that produced collaborative texts during the development of a didactic project developed in a private school in Maceió-AL.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita colaborativapt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectProcesso de escritapt_BR
dc.subjectCollaborative writingpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectWriting processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO papel da combinação no aparecimento de rasuras na escrita colaborativapt_BR
dc.title.alternativeThe role of combination in the appearance of erasures in collaborative writingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoSob o a teoria proposta pela Genética textual, esta pesquisa visou observar o papel da etapa de combinação no aparecimento de rasuras na escrita colaborativa através da perspectiva enunciativa. A escrita colaborativa é uma situação que propõe à díade produzir um texto a partir do diálogo, dessa forma, este estudo possuiu objetivo de investigar, de forma comparativa e quali-quantitativa, se existe uma diferença significativa entre o número de rasuras orais e escritas feitas quando a díade combinou o conteúdo e quando não houve tal combinação, através da hipótese que nos dados em que a díade cumpre a etapa de combinação o aparecimento de rasuras é maior. Os dados utilizados foram selecionados do banco de dados de Práticas de Textualização na Escola – PTE, coletados pelo Sistema Ramos e posteriormente transcritos. Tratou-se de uma dupla do 1o ano do ensino Fundamental que produziu textos colaborativos durante o desenvolvimento de um projeto didático desenvolvido em uma escola particular de Maceió-AL.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da combinação no aparecimento de rasuras na escrita colaborativa (1).pdf541.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.