Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9817| Tipo: | Especialização | 
| Título: | As contribuições das tecnologias como recurso pedagógico para melhoria do processo de ensino e aprendizagem | 
| Autor(es): | Barros, Kelly Aparecida Ferreira de | 
| Primeiro Orientador: | Freitas, Maria Auxiliadora Silva | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Maria Dolores Fortes | 
| Resumo: | O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recurso didático em sala de aula para promover a aprendizagem dos alunos. Avalia-se que o uso dessas tecnologias deve ser sistematizado para que haja a devida apropriação do conhecimento. O objetivo é apresentar didaticamente a viabilidade do uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem. Optou-se como metodologia por uma revisão de literatura com base em livros e estudos relacionados ao tema, cujas referências encontram-se em autores, tais como: Romero (2017); Almeida (2014); Ribeiro et al. (2012); Costa Jr. (2012); e Ausubel (1982). Compreende-se que o avanço tecnológico interfere no processo educacional, por isso deve ser sistematizado para favorecer uma aprendizagem significativa, que conforme Ausubel (1982) é ampliar e reconfigurar ideias já presentes na estrutura mental para relacionar e acessar novos conteúdos. | 
| Palavras-chave: | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)  . Educação à Distância Aprendizagem Significativ Processo de Ensino | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC | 
| Citação: | BARROS, Kelly Aparecida Ferreira de. As contribuições das tecnologias como recurso pedagógico para melhoria do processo de ensino e aprendizagem., 2022. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9817 | 
| Data do documento: | 21-mar-2020 | 
| Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| As contribuições das tecnologias como recurso pedagógico para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.pdf | 753.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

