00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9805
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Às vias de fato: o automóvel enquanto força dominante da urbanização de Maceió-AL após o plano diretor de 2005.
Título(s) alternativo(s): On the roads: the automobile as dominant force of the urbanization of Maceió-al after the 2005 master plan.
Autor(es): Gudina, Andrej Alexander Barbosa
Primeiro Orientador: Santos, Caroline Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Renan Durval Aparecido da
metadata.dc.contributor.referee2: Alencar, Ana Paula Acioli de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Tacio Rodrigues Batista de
Resumo: A transição da sociedade agrária rumo à sociedade urbano-industrial, no Brasil, seria marcada por processos de urbanização tão acentuados quanto dispersos. Nesse contexto, o desenvolvimento baseado em uma espécie de progresso rodoviarista teria como conseqüência a conformação de cidades voltadas à cultura do automóvel, de modo que os efeitos desse incentivo seriam duradouros e adversos. Logo, a idéia de priorizar os meios de transporte mais sustentáveis foi disseminada, de maneira que a maioria dos municípios incorporou essa premissa em sua política de desenvolvimento urbano. Em Maceió, esse princípio foi estabelecido na diretriz de Mobilidade do Plano Diretor vigente, que trata da prioridade aos pedestres, ao transporte coletivo e de massa e ao uso de bicicletas, não estimulando o uso de veículo motorizado particular. Contudo, a evolução urbana da cidade no período subseqüente apresentava indícios que de não havia ocorrido nesse sentido, principalmente, quanto a não estimular os veículos individuais motorizados. Dessa forma, este estudo dedicou-se a demonstrar as disfunções na mobilidade urbana de Maceió, a partir da relação entre o automóvel e as configurações espaciais da cidade, durante a sua urbanização após o Plano Diretor de 2005. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas em literatura científica e sobre o conceito do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS); análise do Plano Diretor e do Código de Urbanismo e Edificações de Maceió, bem como das intervenções urbanísticas deste período, com ênfase na expansão do sistema viário da cidade; caracterizações gerais da relação do automóvel com o perfil populacional, uso e ocupação do solo, condicionantes ambientais e a infraestrutura de transporte; e observações em campo e ativas das dinâmicas referentes aos modais considerados prioritários. Assim, verificou-se que os próprios dispositivos legais não sustentam em seus respectivos escopos o não estímulo ao automóvel; que a produção residencial em larga escala ocorreu entre processos de dispersão urbana e uma maior destinação de espaço para acomodação de veículos; que a infraestrutura viária foi significativamente ampliada, sobretudo com a construção de viadutos; e que as melhorias nos transportes coletivos e não motorizados foram insatisfatórias para superar as suas deficiências. Com isso, a elevação da taxa de motorização de Maceió se tornou ainda mais acentuada após entrar em vigência o Plano Diretor em dezembro de 2005, o que indica que as ações da gestão pública nesse período não foram efetivas para não estimular o uso do veículo motorizado particular. Diante desse cenário, foi estabelecido um conjunto de diretrizes, de acordo com um princípio de desenvolvimento socioespacial inclusivo congruente com a mobilidade sustentável, o qual representa uma proposta para o aprimoramento da mobilidade urbana de Maceió.
Abstract: The transition of agrarian to urban-industrial society in Brazil would be marked by urbanization processes as intense as dispersed. In this context, development based on a kind of highway progress would have as consequence the conformation of cities focused on automobile culture, so that the effects of this incentive would be lasting and adverse. Therefore, the idea of prioritizing the most sustainable means of transport was disseminated, so that most municipalities incorporated this premise into their urban development policy. In Maceió, this principle was established in the mobility guideline of the current Master Plan, which deals with priority for pedestrians, public and mass transportation, and the use of bicycles, not stimulating the use of private motor vehicles. However, the urban evolution of the city in the subsequent period showed indications that it had not occurred in this sense, mainly as to not stimulate individual motorized vehicles. Thus, this study was dedicated to demonstrating the dysfunctions in the urban mobility of Maceió, from the relationship between the automobile and the spatial configurations of the city, during its urbanization after the 2005 Master Plan. For this, bibliographic reviews were carried out in scientific literature and on the concept of Transit Oriented Development (TOD); analysis of the Master Plan and the Code of Urbanism and Buildings of Maceió, as well as the urban interventions of this period, with emphasis on the expansion of the city's road system; general characterizations of the relationship between the automobile and the population profile, land use and occupation, environmental constraints and transport infrastructure; and field and active observations of the dynamics related to modals considered priority. Thus, it was found that the legal devices themselves do not support in their respective scopes the non-stimulus to the automobile; whereas large-scale residential production occurred between urban dispersion processes and greater allocation of space for vehicle accommodation; whereas road infrastructure has been significantly expanded, especially with the construction of viaducts; and that improvements in public and non-motorized transport were unsatisfactory to overcome their shortcomings. Thus, the increase in Maceio’s engine rate became even more pronounced after the Master Plan came into force in December 2005, which indicates that the actions of public management in this period were not effective in order to not stimulate the use of the private motor vehicle. Hereupon, a set of guidelines was established, according to a principle of inclusive socio-spatial development congruent with sustainable mobility, which represents a proposal for the improvement of the urban mobility of Maceió.
Palavras-chave: Mobilidade urbana
Desenvolvimento sustentável
Legislação urbana
Sistema viário de Maceió
Veículos individuais
Veículos a motor
Urban mobility
Sustainable development
Urban legislation
Maceió road system
Individual motorized vehicle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo
Citação: GUDINA, Andrej Alexander Barbosa. Às vias de fato: o automóvel enquanto força dominante da urbanização de Maceió-AL após o plano diretor de 2005. 2022.188 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9805
Data do documento: 17-out-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.