00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9759
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Economia Circular do alimento: uma ação de Food Design para o aproveitamento de descarte pré-consumo na cadeia produtiva local de sorvete
Autor(es): Santos, Thiago Procopio dos
Primeiro Orientador: Lepre, Priscilla Ramalho
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Eva Rolim
metadata.dc.contributor.referee2: Nolasco, Ângela Xavier de Souza
Resumo: Este trabalho apresenta uma ação de aproveitamento de alimento que está sendo descartado no sistema de cadeia alimentar da cidade de Maceió – AL. A partir desse projeto, identificou-se que a casquinha de sorvete apresenta uma porcentagem considerável de descarte em sorveterias locais, apesar de ela conter características nutricionais adequadas ao consumo. Mediante esse fato, a partir das construções teóricas da Economia Circular, do Food Design e do Design para o Ciclo de Vida Sustentável, desenvolveu-se um produto que se constituiu das casquinhas danificadas, coletadas em uma das 3 sorveterias analisadas, localizadas na cidade. Para um melhor entendimento dos métodos e conceitos adotados, ao decorrer desta monografia, serão abordadas as características que definem essas teorias. Este trabalho apresentará, também, a quantificação das casquinhas desperdiçadas e a margem de lucro que será alcançada, assim como uma pesquisa de satisfação com o público-alvo ao qual será destinado o produto final.
Abstract: RESUMEN: Este trabajo presenta una acción de aprovechamiento de alimento que se está descartando en el sistema de la cadena alimentaria de la ciudad de Maceió - AL. A partir de este proyecto, se identificó que el cono de helado tiene un porcentaje considerable de descarte en las heladerías locales, a pesar de que contiene características nutricionales aptas para el consumo. Por intermedio de este hecho, a partir de las construcciones teóricas de Economía Circular, Diseño de Comida y Diseño para el Ciclo de Vida Sostenible, se desarrolló un producto hecho con conos de helado dañados, recogidos en una de las 3 heladerías analizadas, ubicadas en la ciudad. Para una mejor comprensión de los métodos y conceptos adoptados, a lo largo de esta monografía se abordarán las características que definen estas teorías. Este trabajo también presentará la cuantificación de conos de helado desperdiciados y el margen de beneficio que se logrará, así como una encuesta de satisfacción con el público objetivo al que se destinará el producto final.
Palavras-chave: Economia Circular
Ciclo de Vida
Food Design
Diseño de Comida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS E APLICADA::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design
Citação: SANTOS, Thiago Procopio dos. Economia Circular do alimento: uma ação de Food Design para o aproveitamento de descarte pré-consumo na cadeia produtiva local de sorvete. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9759
Data do documento: 28-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.