00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4556-282Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2509-7737pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Yana Liss Soares-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4303-9194pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441988893925908pt_BR
dc.creatorTrancoso, Ildiomar Cândida dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2751434500885019pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T22:34:15Z-
dc.date.available2022-10-07-
dc.date.available2022-10-07T22:34:15Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationTRANCOSO, Ildiomar Cândida dos Reis. Práticas curriculares de leitura e escrita na educação infantil: o que desvela as escolhas docentes? 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9750-
dc.description.abstractThe present work aims to know the curricular practices of reading and writing that, according to the teacher, contribute most to the process of basic literacy and its relation with the curricular practices that children like the most. For this, a preliminary survey was conducted through an online search involving 29 teachers from Municipal Centers for Childhood Education, with pertinent questions to the theme. The results indicate a relative diversity of practices such as storytelling, reading of different books by the teacher, reading of different texts by students, identification of letters and words in texts in the field of reading, and retelling of story illustrating by drawing, free text production, individual text production and also in pairs, in the field of writing. In this diversity of practices there seemed to be active participation of children and strong presence of the playful. The results also indicate some harmonization between the practices preferred by teachers and children. It is also noticed an alignment of the reading and writing activities developed with what is oriented by the Common National Curricular Base (NCCB).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Curricularespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectCurricular Practicespt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePráticas curriculares de leitura e escrita na educação infantil: o que desvela as escolhas docentes?pt_BR
dc.title.alternativeCurriculum practices of reading and writing in early childhood education: what unveils teacher choicespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo conhecer as práticas curriculares de leitura e escrita que, segundo o professor, mais contribuem para o processo de alfabetização e letramento e sua relação com determinadas práticas curriculares que as crianças mais gostam. Para isso, foi realizada uma investigação quanto-qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados se constituiu de um questionário on-line, que foi respondido por 29 docentes de Centros Municipais de Educação Infantil. Os resultados apontam relativa diversidade de práticas utilizadas pelas docentes, tais como reconto de histórias, leitura de diferentes livros pelo professor, leitura de diferentes textos pelos alunos, identificação de letras e palavras em textos no campo da leitura, e reconto de história ilustrando por desenho, produção de texto livre, produção de texto individual e também em dupla, no campo da escrita. Nesta diversidade de práticas pareceu haver ativa participação das crianças e forte presença do lúdico. Os resultados também indicam certa harmonização entre as práticas preferidas pelas docentes e pelas crianças. Percebe-se ainda um alinhamento das atividades de leitura e escrita desenvolvidas com aquilo que é orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas curriculares de leitura e escrita na educação infantil - o que desvela as escolhas docentes.pdf8.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.