00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Lúcia Cristina Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348098729151581pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.creatorsilva, Wagno Severino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486987028539350pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T19:28:10Z-
dc.date.available2022-06-13-
dc.date.available2022-09-22T19:28:10Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.identifier.citationSILVA, Wagno Severino da. Visualização, resolução e formulação de problemas: abordando os números racionais a partir de uma linguagem para as frações unitárias. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9717-
dc.description.abstractHumanity has used concepts of fractions for at least five thousand years and despite the time of use, this knowledge is not easily passed on. We emphasize that the mastery of this concept is important from a practical point of view, in a cognitive perspective, and also for mathematical reasoning. To contribute to the minimization of this problem, we carried out a bibliographic research, and we found evidence that the origin of this knowledge is found in human activities, but, in mathematical education, the utilitarian aspects are not properly considered. Currently, we still see a predominance of a unilateral approach, favoring operational procedures with allusion to structures, notions of numerical sets, without construction of meaning. In view of these findings, this research will seek to propose an approach to fractions, valuing activities with significant representations, previous knowledge, seeking to build a significant reference for the understanding of fractions and other related concepts. We propose to start with visualization and construction leading to the problematization and transformation of the visualized material and we highlight the importance of building a vocabulary for fractions with the idea of the Cuisenaire Ruler for the study of fractions including naming quantities from unit fraction, and using fractions unitary to elaborate problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComparação de Fraçõespt_BR
dc.subjectRégua de Cuisenairept_BR
dc.subjectFrações unitáriaspt_BR
dc.subjectMental processespt_BR
dc.subjectCuisenaire rulerpt_BR
dc.subjectUnit fractionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleVisualização, resolução e formulação de problemas: abordando os números racionais a partir de uma linguagem para as frações unitáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA humanidade utiliza conceitos de frações há pelo menos cinco mil anos e. apesar do tempo de utilização, esse conhecimento não é repassado com facilidade. Salientamos que o domínio desse conceito é importante do ponto de vista prático, em uma perspectiva cognitiva e, também, para o raciocínio matemático. Para contribuir com a minimização dessa problemática efetuamos uma pesquisa bibliográfica e encontramos evidências de que a origem desse conhecimento se encontra em atividades humanas, mas, na educação matemática, os aspectos utilitários não são devidamente considerados. Na atualidade, ainda verificamos predominância de abordagem unilateral, privilegiando procedimentos operacionais com alusão às estruturas, noções de conjuntos numéricos, sem construção de significado. Diante dessas constatações, essa pesquisa buscará propor uma abordagem às frações, valorizando atividades com representações significativas, conhecimento anterior, buscando construir referencial significativo para a compreensão de frações e outros conceitos relacionados. Propomos iniciar com visualização e construção conduzindo pela problematização e transformação do material visualizado e destacamos a importância da construção de um vocabulário para as frações com a ideia da Régua de Cuisenaire para estudo de frações, incluindo nomeação de quantidades a partir das frações unitárias e utilizando frações unitárias para elaboração de problemas.pt_BR
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