00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torres, Mirtes Vitoriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6114255294451081pt_BR
dc.contributor.referee1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942948953364610pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Daniel Augusto Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1973963627405181pt_BR
dc.creatorSilva, Letícia Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240296103560242pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-08T20:46:30Z-
dc.date.available2022-06-20-
dc.date.available2022-09-08T20:46:30Z-
dc.date.issued2021-01-26-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Bezerra. Relações públicas e terceiro setor: proposta de intervenção de comunicação na ONG Pró-Amor. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências, História, Comunicação e Artes, Curso de Relações Públicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9655-
dc.description.abstractThird Sector organizations act as a mitigating alternative to the social contrasts present in society. They are institutions that intend to bring solutions to community demands not attended by the State. This is the case of the nursery school Pró-amor, which develops educational activities for children in a state of social vulnerability. The institution, which operates as an agent that transforms the reality of its beneficiaries, is experiencing financial instability due to insufficient donations. In this context, the objective of this project is to show that, in addition to the scope of private companies, investment in organizational communication is also necessary in non-profit organizations, that is, Third Sector organizations. As a manager of this communication process, the Public Relations professional stands out with his technical skills to act in the planning of actions focused on the different publics of the institution, taking into account the limitations and particularities present in the segment of non-profit organizations. Thus, the theoretical-conceptual basis was built after conducting bibliographic research and documentary analysis through textual sources present in articles, books, reports, theses and dissertations. Then, a situational diagnosis was developed based on structured interviews with employees of the institution, surveys of public opinion and organizational climate, website and social media assessment, in addition to the SWOT analysis, which looks at the strengths, weaknesses, opportunities and threats. As a proposal for intervention, a Strategic Communication Plan was presented, consisting of actions to consolidate the institutional image and fill in the gaps related to communication and the relationship between the organization and its stakeholders. Through this planning, it was possible to emphasize the importance of Organizational Communication managed by a Public Relations professional within Third Sector institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAssociações sem fins lucrativospt_BR
dc.subjectPublic relations.pt_BR
dc.subjectOrganizational communicationpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectThird sectorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleRelações públicas e terceiro setor: proposta de intervenção de comunicação na ONG Pró-Amorpt_BR
dc.title.alternativePublic relations and third sector: communication intervention proposal at NGO Pró-Amorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs organizações do Terceiro Setor funcionam como uma alternativa atenuante aos contrastes sociais presentes na sociedade. São instituições que pretendem levar soluções às demandas comunitárias não atendidas pelo Estado. Trata-se do caso da creche escola Pró-amor, que desenvolve atividades educacionais para crianças em estado de vulnerabilidade social. A instituição, que opera como agente transformador da realidade de seus beneficiários, passa por situações de instabilidade financeira decorrente da insuficiência de doações. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é evidenciar que, para além do âmbito das empresas privadas, o investimento em comunicação organizacional também se faz necessário nas organizações sem fins lucrativos, isto é, organizações do Terceiro Setor. Como gestor desse processo comunicacional, destaca-se o profissional de Relações Públicas com suas competências técnicas para atuar no planejamento de ações focadas nos diferentes públicos da instituição, levando em consideração as limitações e particularidades presentes no segmento das organizações sem fins lucrativos. Dessa forma, a base teórico-conceitual foi construída após a realização da pesquisa bibliográfica e análise documental por meio de fontes textuais presentes em artigos, livros, reportagens, teses e dissertações. Em seguida, foi desenvolvido um diagnóstico situacional sustentado por entrevistas estruturadas com colaboradores da instituição, pesquisas de Opinião Pública e de Clima Organizacional, avaliação do site e mídias sociais, além da análise SWOT, que observa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Como proposta de intervenção foi apresentado um Planejamento Estratégico de Comunicação composto por ações de consolidação da imagem institucional e de preenchimento das lacunas relacionadas à comunicação e ao relacionamento entre a organização e seus públicos de interesse. Através desse planejamento, foi possível ressaltar a importância da Comunicação Organizacional gerida por um profissional de Relações Públicas dentro de instituições do Terceiro Setor.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relações públicas e terceiro setor - proposta de intervenção de comunicação na ONG Pró-Amor.pdf4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.