00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9628
Tipo: Dissertação
Título: Trajetórias de vida de precursores cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Autor(es): Reis, Joselina Rodrigues
Primeiro Orientador: Franco, Nanci Helena Rebouças
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Antonio Roberto Seixas da
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar até que ponto a trajetória acadêmica dos primeiros estudantes cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), influenciou nos seus processos de construção de identidade étnico-racial e consequentemente na elaboração dos seus projetos de vida acadêmico e/ou profissional. O estudo está dividido em quatro capítulos, a contar da parte introdutória. Nessa parte é traçado um panorama sobre as desigualdades sociais entre negros e brancos e ações afirmativas no Brasil, bem como os objetivos e o tipo de pesquisa. Em seguida é apresentado um esboço do contexto histórico-social da população negra, a partir do período escravista. Posteriormente, são abordadas questões identitárias do sujeito e por último encontra-se os dados empíricos e resultados da pesquisa. Do ponto de vista teóricometodológico, pauta-se em uma abordagem qualitativa, tendo como método de procedimento a pesquisa bibliográfica, estudo de caso e entrevista semi-estruturada.Constatamos que os egressos do sistema de cotas estão hoje já formados, qualificados e preparados para as exigências do mundo do trabalho, e outros ainda, seguem como acadêmicos, em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, o que em termos gerais pode significar o galgar de pretensos objetivos em sua jornada acadêmica e/ou profissional.
Abstract: This study aims to analyze the extent to which the general trajectory of the first students academic shareholders of pedagogy in the Universidade Federal de Alagoas (UFAL), influenced in its construction processes of ethnic and racial identity and consequently in their projects of academic and/or professional life. The study is divided into four chapters, from the introductory part. This part shows a panorama on the social inequalities between blacks and whites and affirmative action in Brazil, as well, the goals and the type of search. Then is presented an outline of the social and historical context of the black population, since the slave period. Later on, the identity of the subject matters, and finally is the empirical data and the resoults of the survey. The theoretical-methodological point of view, is the qualitative approach, taking as a method of procedure the bibliographical, and the case study data collection techniques, through a semi-structured interview. See preliminarily, that the graduates of the quota system, already trained, qualified and prepared for the demands of the labour market, still others are academics in lato and stricto sensu, which in general terms can mean the climb of would-be goals into your academic and/or professional journey.
Palavras-chave: Trajetória Acadêmica Sistemas de cotas – Universidade Federal de Alagoas.
Pedagogia –Identidade Etnico-Racial
Educação
Identidade Étnico-Racial
Pedagogia – Cotas universitárias
Estudantes cotistas – Desempenho
Dimensions
Academic Career
Ethnic And Racial Identity
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: REIS, Joselina Rodrigues. Trajetórias de vida de precursores cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9628
Data do documento: 9-mai-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trajetórias de vida de precursores cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas UFAL.pdf16.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.