00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668613131852037pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6117395439543435pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Antonio Roberto Seixas da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197736316766378pt_BR
dc.creatorReis, Joselina Rodrigues-
dc.creator.Lattesnão informadopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-05T20:51:07Z-
dc.date.available2022-09-05-
dc.date.available2022-09-05T20:51:07Z-
dc.date.issued2014-05-09-
dc.identifier.citationREIS, Joselina Rodrigues. Trajetórias de vida de precursores cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9628-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the extent to which the general trajectory of the first students academic shareholders of pedagogy in the Universidade Federal de Alagoas (UFAL), influenced in its construction processes of ethnic and racial identity and consequently in their projects of academic and/or professional life. The study is divided into four chapters, from the introductory part. This part shows a panorama on the social inequalities between blacks and whites and affirmative action in Brazil, as well, the goals and the type of search. Then is presented an outline of the social and historical context of the black population, since the slave period. Later on, the identity of the subject matters, and finally is the empirical data and the resoults of the survey. The theoretical-methodological point of view, is the qualitative approach, taking as a method of procedure the bibliographical, and the case study data collection techniques, through a semi-structured interview. See preliminarily, that the graduates of the quota system, already trained, qualified and prepared for the demands of the labour market, still others are academics in lato and stricto sensu, which in general terms can mean the climb of would-be goals into your academic and/or professional journey.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajetória Acadêmica Sistemas de cotas – Universidade Federal de Alagoas.pt_BR
dc.subjectPedagogia –Identidade Etnico-Racialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade Étnico-Racialpt_BR
dc.subjectPedagogia – Cotas universitáriaspt_BR
dc.subjectEstudantes cotistas – Desempenhopt_BR
dc.subjectDimensionspt_BR
dc.subjectAcademic Careerpt_BR
dc.subjectEthnic And Racial Identitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrajetórias de vida de precursores cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral analisar até que ponto a trajetória acadêmica dos primeiros estudantes cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), influenciou nos seus processos de construção de identidade étnico-racial e consequentemente na elaboração dos seus projetos de vida acadêmico e/ou profissional. O estudo está dividido em quatro capítulos, a contar da parte introdutória. Nessa parte é traçado um panorama sobre as desigualdades sociais entre negros e brancos e ações afirmativas no Brasil, bem como os objetivos e o tipo de pesquisa. Em seguida é apresentado um esboço do contexto histórico-social da população negra, a partir do período escravista. Posteriormente, são abordadas questões identitárias do sujeito e por último encontra-se os dados empíricos e resultados da pesquisa. Do ponto de vista teóricometodológico, pauta-se em uma abordagem qualitativa, tendo como método de procedimento a pesquisa bibliográfica, estudo de caso e entrevista semi-estruturada.Constatamos que os egressos do sistema de cotas estão hoje já formados, qualificados e preparados para as exigências do mundo do trabalho, e outros ainda, seguem como acadêmicos, em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, o que em termos gerais pode significar o galgar de pretensos objetivos em sua jornada acadêmica e/ou profissional.pt_BR
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