00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9620
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização dos métodos vizir e shrp para avaliação das condições superficiais de trecho pavimentado na cidade de Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): Use of Vizir and SHRP methods to evaluate the surface conditions of a paved stretch in the city of Maceió-AL
Autor(es): Siqueira, Yanna Patriota de Souza
Primeiro Orientador: Ng, Andressa Ka Yan
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alexandre Lima Marques da
metadata.dc.contributor.referee2: Espindola, Aline Calheiros
Resumo: Um projeto de pavimentação planejado, bem executado e acompanhado de um plano de intervenções preventivas, desempenha um papel imprescindível no dia a dia dos seus usuários, garantindo a segurança e conforto destes, bem como contribui com o tempo de vida útil do pavimento previsto. Isso se dá em virtude de o pavimento em geral necessitar de intervenções periódicas devido aos diversos desgastes que sofre ao longo dos anos, seja por incidência do tráfego ou por ações imprevisíveis, como as condições climáticas da região. Dessa forma, há necessidade de estudar a condição dos pavimentos, analisando os defeitos que surgem ao longo do tempo de serviço. Como também, propor medidas preventivas e corretivas eficientes a médio e longo prazo, que melhor se adequem a realidade local. Para isso, o presente trabalho utilizou métodos de avaliação visual de pavimentos, sendo estes o Método SHRP e o Método Vizir, em função da fácil aplicabilidade e da importância destes para o sistema de gerência de pavimentos, afim de verificar a similaridade entre os resultados obtidos por ambos os métodos. Os resultados da condição final do pavimento apresentaram equivalência na qualificação da via de 1 km de um trecho urbano na cidade de Maceió-AL. No entanto, ao realizar uma análise mais pontual, após a segmentação de trechos, observou-se algumas divergências em alguns trechos. Também foi possível concluir que ao fazer uma comparação qualitativa, o Método SHRP se mostrou mais confiável que o Método Vizir tendo em vista a objetividade dos critérios de análise considerados pelo método.
Abstract: A planned paving project, well supplied and accompanied by a preventive prevention plan, plays an essential role in the daily lives of its users, ensuring their safety and comfort, as well as contributing to the expected lifetime of the pavement. This is due to the fact that the pavement in general needs periodic due to the various wear and tear it suffers over the years, either by traffic recording or by unpredictable actions, such as the climatic conditions in the region. Thus, there is a need to study a pavement condition, analyzing the defects that arise over the service time. As well as efficient preventive and corrective measures in the medium and long term, which are better suited to the local reality. For this, the present work uses methods of visual evaluation of pavements, these being the SHRP Method and the Vizir Method, due to their easy applicability and their importance for the pavement exit system, in order to verify the similarity between the results obtained. by both methods. The results of the final condition of the equivalence pavement in the qualification of the 1 km road of an urban stretch in the city of MaceióAL. However, when performing a more punctual analysis, after the passage of sections, some divergences were observed in some sections. It was also possible to realize that when making a qualitative comparison, the SHRP Method proved to be more reliable than the Vizier Method, in view of the objectivity of the analysis criteria considered by the method.
Palavras-chave: Pavimentação
Pavimentação - Defeito
Método Shrp
Método Vizir
SHRP
Paving
Floor Management
Assessment Methods
Vizier
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: SIQUEIRA, Yanna Patriota de Souza. Utilização dos métodos vizir e shrp para avaliação das condições superficiais de trecho pavimentado na cidade de Maceió-AL. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9620
Data do documento: 31-ago-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.