00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ng, Andressa Ka Yan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572100488700652pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Lima Marques da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664387016139320pt_BR
dc.contributor.referee2Espindola, Aline Calheiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521033460312471pt_BR
dc.creatorSiqueira, Yanna Patriota de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3649727098884773pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T19:52:18Z-
dc.date.available2022-06-08-
dc.date.available2022-09-02T19:52:18Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Yanna Patriota de Souza. Utilização dos métodos vizir e shrp para avaliação das condições superficiais de trecho pavimentado na cidade de Maceió-AL. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9620-
dc.description.abstractA planned paving project, well supplied and accompanied by a preventive prevention plan, plays an essential role in the daily lives of its users, ensuring their safety and comfort, as well as contributing to the expected lifetime of the pavement. This is due to the fact that the pavement in general needs periodic due to the various wear and tear it suffers over the years, either by traffic recording or by unpredictable actions, such as the climatic conditions in the region. Thus, there is a need to study a pavement condition, analyzing the defects that arise over the service time. As well as efficient preventive and corrective measures in the medium and long term, which are better suited to the local reality. For this, the present work uses methods of visual evaluation of pavements, these being the SHRP Method and the Vizir Method, due to their easy applicability and their importance for the pavement exit system, in order to verify the similarity between the results obtained. by both methods. The results of the final condition of the equivalence pavement in the qualification of the 1 km road of an urban stretch in the city of MaceióAL. However, when performing a more punctual analysis, after the passage of sections, some divergences were observed in some sections. It was also possible to realize that when making a qualitative comparison, the SHRP Method proved to be more reliable than the Vizier Method, in view of the objectivity of the analysis criteria considered by the method.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectPavimentação - Defeitopt_BR
dc.subjectMétodo Shrppt_BR
dc.subjectMétodo Vizirpt_BR
dc.subjectSHRPpt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.subjectFloor Managementpt_BR
dc.subjectAssessment Methodspt_BR
dc.subjectVizierpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleUtilização dos métodos vizir e shrp para avaliação das condições superficiais de trecho pavimentado na cidade de Maceió-ALpt_BR
dc.title.alternativeUse of Vizir and SHRP methods to evaluate the surface conditions of a paved stretch in the city of Maceió-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUm projeto de pavimentação planejado, bem executado e acompanhado de um plano de intervenções preventivas, desempenha um papel imprescindível no dia a dia dos seus usuários, garantindo a segurança e conforto destes, bem como contribui com o tempo de vida útil do pavimento previsto. Isso se dá em virtude de o pavimento em geral necessitar de intervenções periódicas devido aos diversos desgastes que sofre ao longo dos anos, seja por incidência do tráfego ou por ações imprevisíveis, como as condições climáticas da região. Dessa forma, há necessidade de estudar a condição dos pavimentos, analisando os defeitos que surgem ao longo do tempo de serviço. Como também, propor medidas preventivas e corretivas eficientes a médio e longo prazo, que melhor se adequem a realidade local. Para isso, o presente trabalho utilizou métodos de avaliação visual de pavimentos, sendo estes o Método SHRP e o Método Vizir, em função da fácil aplicabilidade e da importância destes para o sistema de gerência de pavimentos, afim de verificar a similaridade entre os resultados obtidos por ambos os métodos. Os resultados da condição final do pavimento apresentaram equivalência na qualificação da via de 1 km de um trecho urbano na cidade de Maceió-AL. No entanto, ao realizar uma análise mais pontual, após a segmentação de trechos, observou-se algumas divergências em alguns trechos. Também foi possível concluir que ao fazer uma comparação qualitativa, o Método SHRP se mostrou mais confiável que o Método Vizir tendo em vista a objetividade dos critérios de análise considerados pelo método.pt_BR
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