00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9614
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tecnologia aplicada ao ensino da cartografia escolar
Título(s) alternativo(s): Technology applied to the teaching of school cartography
Autor(es): Silva, Juciara Feitosa da
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Calheiros, Silvana Quintela Cavalcanti
Resumo: Este trabalho destaca a importância do uso da tecnologia digital, como maneira de buscar reduzir um dos problemas enfrentados no Brasil e em Alagoas, que é a evasão escolar em sala de aula. A GEOGRAFIA, como ciência social, tem um importante papel em construir uma formação a partir de uma alfabetização cartográfica que possa ampliar a relação natureza- sociedade. Além de outros meios lúdicos, um dos recursos pedagógicos que pode ser apresentado aos alunos é o uso da tecnologia, por meio de aplicativos de smartphones, softwares e mapas cartográficos, estes aproximam estudantes, escola e natureza. Neste trabalho, veremos a aplicação destes recursos no ensino da Cartografia e os resultados apresentados na Escola Municipal José Calado Cavalcante, Cacimbinhas/AL, onde melhorou a participação e o rendimento dos alunos, mostrando que o ensino da Cartografia também tem um papel primordial na aproximação e permanência dos estudantes no ambiente escolar.
Abstract: This work highlights the importance and the use of digital technology, as a way of seeking to reduce one of the problems faced in Brazil and in Alagoas, which is school dropout in the classroom. GEOGRAPHY, as a social science, has an important role in building a formation based on cartographic literacy that can expand the naturesociety relationship. In addition to other recreational means, one of the pedagogical resources that can be presented to students is the use of technology, through smartphone applications, software and cartographic maps, which bring students, school and nature together. In this work, we will see the application of these resources in the teaching of Cartography and the results presented at the Municipal School José Calado Cavalcante, Cacimbinhas / AL, where the participation and performance of the students improved, showing that the teaching of Cartography also has a primary role in bringing and permanence of students in the school environment
Palavras-chave: Evasão escolar
Metodologias de ensino
Recursos digitais
School dropout
Teaching methodologies
Digital resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância
Citação: SILVA, Juciara Feitosa da. Tecnologia aplicada ao ensino da cartografia escolar. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia Ensino a Distância, Universidade Federal da Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9614
Data do documento: 30-abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologia aplicada ao ensino da cartografia escolar.pdf11.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.