06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucas Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038677444493039pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Ricardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6916836325002412pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Ricardo Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955679764505968pt_BR
dc.creatorCorreia, Paloma Gomes-
dc.date.accessioned2022-08-29T12:57:01Z-
dc.date.available2022-08-29-
dc.date.available2022-08-29T12:57:01Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.citationCORREIA, Paloma Gomes. Educação do/no campo: uma análise sobre educação no campo em uma escola do município de Água Branca - AL. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9584-
dc.description.abstractThis course conclusion work seeks to reflect on the education of/in the field and the teaching of Geography at the Alice Oliveira Santos Municipal School of Basic Education, located in the Alto dos Coelhos District (Água Branca – AL). Data collection happened between 2020 and 2021 took place through questionnaires made with students and teachers of the 5th and 6th year of elementary school at this school and based on the analysis of geography books adopted at the school. Through a theoretical path in which we discuss from the agrarian issue in Brazil to what is the education of/in the countryside as opposed to rural education, as well as a trace of the history of the Alto dos Coelhos community and, finally, the aforementioned analyses. From the questionnaires and textbooks, we realized the need to establish an education of/in the countryside, which places the subjects who live in the countryside at the center of their concerns, with the objective of forming critical citizens, attentive to their own reality and to the reality of the place where they live. To build this itinerary, we relied on authors such as Caldart (2005), Stedile (2011), Oliveira (2001), Nascimento and Bicalho (2019), Costa and Cabral (2016), Couto (2010), Callai (2005), between others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONALpt_BR
dc.titleEducação do/no campo: uma análise sobre educação no campo em uma escola do município de Água Branca - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a educação do/no campo e o ensino de Geografia na Escola Municipal de Educação Básica Alice Oliveira Santos, localizada no Distrito de Alto dos Coelhos (Água Branca – AL). A coleta de dados aconteceu entre os anos de 2020 e 2021, se deu através de questionários feitos com estudantes e professores do 5° e 6° ano do ensino fundamental desta escola e com base na análise dos livros de Geografia adotados na escola. Por meio de um percurso teórico no qual discutimos desde a questão agrária no Brasil até o que é a educação do/no campo em oposição a uma educação rural, além de um traçado da história da comunidade Alto dos Coelhos e, finalmente, as referidas análises dos questionários e dos livros didáticos, percebemos a necessidade do estabelecimento de uma educação do/no campo, que coloque os sujeitos que vivem no campo no centro de suas preocupações, com o objetivo de formar cidadãos críticos, atentos à própria realidade e à realidade do lugar onde vivem. Para a construção desse itinerário, nos apoiamos em autores/as como Caldart (2005), Stedile (2011), Oliveira (2001), Nascimento e Bicalho (2019), Costa e Cabral (2016), Couto (2010), Callai (2005), entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação dono campo uma análise sobre educação no campo em uma escola do município de Água Branca - AL.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.