00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9524
Tipo: Dissertação
Título: Confinamento domiciliar, qualidade de vida e desempenho acadêmico de estudantes de psicologia durante a pandemia do novo coronavírus
Autor(es): Silva, Gilnison Ramos da
Primeiro Orientador: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de investigar a influência da pandemia na qualidade de vida e sua relação com a permanência dos (as) estudantes matriculados (as) no curso de Psicologia do campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a realização desse objetivo de pesquisa fez chegar ao Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC). A metodologia quantitativa utilizada se deu através da aplicação de questionários estruturados para mapear os perfis situacional e sociodemográfico, bem como a percepção sobre a qualidade de vida e seus significados frente à pandemia do novo coronavírus. Participaram da pesquisa 59 estudantes, dos quais 49 do sexo feminino e 10 do sexo masculino, matriculados entre o 2° e 10° período. Os resultados da pesquisa são apresentados em um artigo original intitulado: “Confinamento domiciliar, qualidade de vida e desempenho acadêmico de estudantes de psicologia durante a pandemia do novo coronavírus”. Os (as) estudantes relataram seu cenário atual, traçado o perfil e discutidos parâmetros que complexificaram o desenvolvimento das demandas acadêmicas e percepção da qualidade de vida. A partir dos resultados foi possível refletir e dialogar sobre práticas de cuidado e novos procedimentos para o funcionamento das aulas, aprendizagem e componentes administrativos, adotando a virtualidade em substituição ao apoio presencial. Para atenuar parte das lacunas, foi desenvolvido um manual orientando os (as) estudantes sobre os procedimentos administrativos que prioriza a virtualidade dos processos e dos encaminhamentos durante a graduação, de forma simples, prática e segura durante e após as atividades remotas. Consideram-se todos os cuidados diretamente correlacionados à COVID-19, as reflexões sobre a educação, modos de vida, comportamentos, relações humanas e todos os esforços para mitigar os efeitos da pandemia e proteger a vida.
Abstract: The research aimed to investigate the influence of the pandemic on quality of life and its relationship with the permanence of students enrolled in the Psychology course at the AC Simões campus of the Federal University of Alagoas and the realization of this research objective led to this Academic Work of Course Completion. It was used a quantitative methodology, through the application of structured questionnaires to map the situational and sociodemographic profile and the perception of quality of life as well as its meanings in the face of the new coronavirus pandemic. 59 students participated in this research, 49 female and 10 male, enrolled between the 2nd and 10th semesters of the course. The research results are presented in an original article entitled: “Home confinement, quality of life and academic performance of psychology students during the new coronavirus pandemic”. Students reported their current scenario, outlined the profile and discussed parameters that made the development of academic demands and perception of quality of life more complex. Based on the research results, it was possible to reflect and dialogue about care practices and new procedures for the functioning of classes, learning and administrative components, adopting virtuality to replace face-to-face care. To mitigate part of the gaps, a digital manual was developed to guide students on administrative procedures during training, which prioritizes the virtuality of processes and referrals to administrative procedures during graduation, in a simple, practical and safe way during and after remote activities. Considering all care directly correlated with COVID-19, reflections on education, livelihood, behaviors, human relationships and all efforts to mitigate and protect life and the effects of the pandemic are considered.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Estudantes
Curso de Psicologia
Pandemia
Isolamento Social
Quality of Life
Students
Psychology course
Pandemic
Social isolation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Gilnison Ramos da. Confinamento domiciliar, qualidade de vida e desempenho acadêmico de estudantes de psicologia durante a pandemia do novo coronavírus. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9524
Data do documento: 23-set-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Confinamento domiciliar, qualidade de vida e desempenho acadêmico de estudantes.pdf15.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.