Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9424| Tipo: | Especialização |
| Título: | Ensino de escrita: aspectos do hipertexto e da argumentação na produção de textos |
| Autor(es): | Cândido, Karine de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Freitas, Maria Auxiliadora Silva |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Fortes, Maria Dolores Alves |
| Resumo: | O uso desenfreado das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) pela sociedade tem transformado hábitos como os de leitura e escrita, que estão migrando dos papéis para as telas. A escola, no entanto, não está pronta para essas mudanças, abrindo uma lacuna entre o que é a carência do aluno moderno e o que os ambientes educacionais oferecem. É nesse contexto que o referido trabalho constitui um relato das experiências obtidas no âmbito do Projeto desenvolvido durante a Especialização em Estratégias Didáticas para a Educação Básica com uso de TIC, da Universidade Federal de Alagoas/Ufal. Como objetivos, tencionou-se analisar em que medida o espaço digital contribui para as habilidades de escrita e argumentação, mais precisamente, com o hipertexto, a partir da criação de textos em um blog por alunos de uma turma de 3a série do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino; Verificar os procedimentos didáticos mais adequados, nesse contexto de pesquisa, para a produção de hipertextos. Para tanto, como processo metodológico, recorreu-se à aplicação de sequências didáticas de forma a propiciar análise e produção de textos do gênero textual artigo de opinião, compondo o material do corpus desta pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade, cada vez maior, de uma valorização da interação entre as práticas didáticas de Língua Portuguesa e o trabalho com a produção textual em ambiente digital, de forma a atender às novas práticas de comunicação advindas com as TDIC. |
| Palavras-chave: | Escrita Argumentação Hipertexto |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
| Citação: | CÂNDIDO, Karine de Oliveira. Ensino de escrita: aspectos do hipertexto e da argumentação na produção de textos. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9424 |
| Data do documento: | 21-mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ensino de escrita - aspectos do hipertexto e da argumentação na produção de textos.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.