00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Maria Auxiliadora Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605354687169566pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee2Fortes, Maria Dolores Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2292-8518pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.creatorCândido, Karine de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9916809111831566pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-17T22:34:09Z-
dc.date.available2022-07-17-
dc.date.available2022-07-17T22:34:09Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Karine de Oliveira. Ensino de escrita: aspectos do hipertexto e da argumentação na produção de textos. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9424-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEnsino de escrita: aspectos do hipertexto e da argumentação na produção de textospt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO uso desenfreado das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) pela sociedade tem transformado hábitos como os de leitura e escrita, que estão migrando dos papéis para as telas. A escola, no entanto, não está pronta para essas mudanças, abrindo uma lacuna entre o que é a carência do aluno moderno e o que os ambientes educacionais oferecem. É nesse contexto que o referido trabalho constitui um relato das experiências obtidas no âmbito do Projeto desenvolvido durante a Especialização em Estratégias Didáticas para a Educação Básica com uso de TIC, da Universidade Federal de Alagoas/Ufal. Como objetivos, tencionou-se analisar em que medida o espaço digital contribui para as habilidades de escrita e argumentação, mais precisamente, com o hipertexto, a partir da criação de textos em um blog por alunos de uma turma de 3a série do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino; Verificar os procedimentos didáticos mais adequados, nesse contexto de pesquisa, para a produção de hipertextos. Para tanto, como processo metodológico, recorreu-se à aplicação de sequências didáticas de forma a propiciar análise e produção de textos do gênero textual artigo de opinião, compondo o material do corpus desta pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade, cada vez maior, de uma valorização da interação entre as práticas didáticas de Língua Portuguesa e o trabalho com a produção textual em ambiente digital, de forma a atender às novas práticas de comunicação advindas com as TDIC.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de escrita - aspectos do hipertexto e da argumentação na produção de textos.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.