Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9358
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Whatsapp: ferramenta de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II da escola pública |
Título(s) alternativo(s): | Whatsapp: English language teaching-learning tool in public elementary school II |
Autor(es): | Santos, Welson Luiz dos |
Primeiro Orientador: | Pitombeira, Cátia Veneziano |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rosycléa Dantas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Lucas Rodrigues |
Resumo: | Este artigo busca demonstrar a potencialidade do WhatsApp nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental II, visando facilitar o ensino-aprendizagem na educação remota durante a pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-19. Dentre as necessidades encontradas, apresentamos possibilidades capazes de enfrentar os problemas previstos na educação a fim de nos distanciarmos do paradigma tradicional de ensino em direção ao paradigma emergente, também conhecido como paradigma da complexidade (MORIN, 2007, BEHRENS, 1999). A pesquisa em questão, apresenta um plano de aula analisado de acordo com o desenho educacional complexo (FREIRE, 2013, 2020) utilizando o WhatsApp como recurso digital principal. Utilizando uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico (REGISTRO, 2001; VILAÇA, 2010), o artigo aponta as possibilidades do uso do aplicativo no ambiente escolar, a partir de estratégias que possibilitem ao docente observar o desenvolvimento do discente. Por meio das indagações e argumentações, pode-se concluir que o WhatsApp se adequa de maneira eficiente aos obstáculos presentes no contexto de pandemia, por ser rápido e multifuncional, podendo, através de suas funcionalidades, alavancar o ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
Abstract: | This paper seeks to demonstrate WhatsApp's potential in English language classes of elementary school II, aiming to facilitate teaching and learning of remote education during the pandemic caused by SARS-COV-19 virus. Among the needs found, we present possibilities capable to face the foreseen problems in education in order to distance from traditional teaching paradigm towards the emerging paradigm., also known as the complexity paradigm (MORIN, 2007, BEHRENS, 1999). The research in question presents a class plan analyzed according to the complex educational design (FREIRE, 2013, 2020) using WhatsApp as the main digital recourse. Using a qualitative methodology of a bibliographic nature (REGISTRO, 2001; VILAÇA, 2010), the paper points possibilities of using the application in the school environment, based on strategies which allows the teacher to observe the students’ development. Through inquiries and argumentations, it can be concluded that WhatsApp efficiently adapts to the obstacles present in the pandemic context,for being fast and multifunctional, and can, through its features, boost English language’s teaching and learning. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Ensino remoto Recursos digitais Redes sociais Teaching-learning Remote teaching Digital resources Social networks |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) |
Citação: | SANTOS, Welson Luiz dos. Whatsapp: ferramenta de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II da escola pública. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9358 |
Data do documento: | 24-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Whatsapp_ ferramenta de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II da escola pública..pdf | 231.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.