00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pitombeira, Cátia Veneziano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795698668844195pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosycléa Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321605240777468pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Lucas Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8141687357119122pt_BR
dc.creatorSantos, Welson Luiz dos-
dc.date.accessioned2022-07-07T23:59:47Z-
dc.date.available2022-07-07-
dc.date.available2022-07-07T23:59:47Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Welson Luiz dos. Whatsapp: ferramenta de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II da escola pública. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9358-
dc.description.abstractThis paper seeks to demonstrate WhatsApp's potential in English language classes of elementary school II, aiming to facilitate teaching and learning of remote education during the pandemic caused by SARS-COV-19 virus. Among the needs found, we present possibilities capable to face the foreseen problems in education in order to distance from traditional teaching paradigm towards the emerging paradigm., also known as the complexity paradigm (MORIN, 2007, BEHRENS, 1999). The research in question presents a class plan analyzed according to the complex educational design (FREIRE, 2013, 2020) using WhatsApp as the main digital recourse. Using a qualitative methodology of a bibliographic nature (REGISTRO, 2001; VILAÇA, 2010), the paper points possibilities of using the application in the school environment, based on strategies which allows the teacher to observe the students’ development. Through inquiries and argumentations, it can be concluded that WhatsApp efficiently adapts to the obstacles present in the pandemic context,for being fast and multifunctional, and can, through its features, boost English language’s teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRecursos digitaispt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectDigital resourcespt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleWhatsapp: ferramenta de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II da escola públicapt_BR
dc.title.alternativeWhatsapp: English language teaching-learning tool in public elementary school IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca demonstrar a potencialidade do WhatsApp nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental II, visando facilitar o ensino-aprendizagem na educação remota durante a pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-19. Dentre as necessidades encontradas, apresentamos possibilidades capazes de enfrentar os problemas previstos na educação a fim de nos distanciarmos do paradigma tradicional de ensino em direção ao paradigma emergente, também conhecido como paradigma da complexidade (MORIN, 2007, BEHRENS, 1999). A pesquisa em questão, apresenta um plano de aula analisado de acordo com o desenho educacional complexo (FREIRE, 2013, 2020) utilizando o WhatsApp como recurso digital principal. Utilizando uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico (REGISTRO, 2001; VILAÇA, 2010), o artigo aponta as possibilidades do uso do aplicativo no ambiente escolar, a partir de estratégias que possibilitem ao docente observar o desenvolvimento do discente. Por meio das indagações e argumentações, pode-se concluir que o WhatsApp se adequa de maneira eficiente aos obstáculos presentes no contexto de pandemia, por ser rápido e multifuncional, podendo, através de suas funcionalidades, alavancar o ensino-aprendizagem de língua inglesa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Whatsapp_ ferramenta de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II da escola pública..pdf231.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.