00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9343
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas de letramento literário: uma proposta de atividades complementares ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Prácticas de letramento literario: uma propuesta de actividades complementarias ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médio
Autor(es): Vasconcelos, Thais Francelino dos Santos
Primeiro Orientador: Ferreira, Lígia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lúcia de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Francisco Jadir Lima
Resumo: O presente trabalho analisou os textos literários no livro didático de língua portuguesa (LDP), Ser Protagonista, da editora SM, para o 1o ano do Ensino Médio (2018-2020), a partir do pressuposto de que a literatura motiva a prática social da leitura literária, com vistas à construção de conhecimentos críticos acerca da realidade que cercam os sujeitos leitores. Para isso, escolhemos alguns textos do referido livro a fim de apresentar propostas complementares que poderão ser desenvolvidas em sala de aula, de modo a proporcionar aos/às educandos/as o contato com a Literatura contida no material didático-pedagógico e metodológico de ensino da língua portuguesa como uma forma de reflexão e discussão sobre o contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Para tanto, criamos atividades lúdicas tomando como base as postulações de Rildo Cosson (2009) sobre letramento literário, que engajam o conteúdo a ser aprendido com as etapas de leitura durante o 1o ano do Ensino Médio. Esperamos, como resultado desta pesquisa, incentivar ainda mais a construção de atividades literárias complementares ao livro didático (LD). Como base para essas discussões, adotamos conceitos dos/as seguintes autores/as: Ângela Kleiman (1998), Maria Amélia Dalvi, Neide Luiza de Resende e Rita Jover-Faleiros (2013), sobre o letramento; Vera Teixeira Aguiar (2013) e Deuzina Elaine Melo Casteluber (2014), sobre a importância da leitura; Egon Rangel (2005), sobre a utilização do LD em sala de aula.
Abstract: Resumen- El presente trabajo investigó los textos en el libro didáctico de lengua portuguesa (LDP), Ser Protagonista, de la editora SM, para el 1o grado de la Enseñanza Media (2018-2020), a partir del presupuesto de que la literatura motiva a la práctica social de la lectura literaria, conrelación a la construcción de conocimientos críticos acerca de la realidad que circundan a los sujetos lectores. Para ello, elegimos algunos textos del mencionado libro con intención de presentar propuestas complementares que podrán ser desarrolladas en el aula, con el fin de proporcionar a los/a las estudiantes el contacto con la Literatura contenida en el material didáctico-pedagógico y metodológico de enseñanza de la lengua portuguesa, como forma de reflexión y discusión relativo al contexto sociohistórico y cultural brasileño. Para ello, creamos actividades lúdicas basadas en los postulados de Rildo Cosson (2009) sobre la literacidad literaria, que relacionan el contenido a ser aprendido con las etapas de lectura a lo largo del 1o grado de la Enseñanza Media. Esperamos, como resultado de esta investigación, incentivar aún más la construcción de actividades literarias complementarias al libro didáctico (LD). Como base de esas discusiones, adoptamos los conceptos de los/las siguientes autores/as: Ângela Kleiman (1998), Maria Amélia Dalvi, Neide Luiza de Resende e Rita Jover-Faleiros (2013), sobre la literacidad; Vera Teixeira Aguiar (2013) e Deuzina Elaine Melo Casteluber (2014), sobre la importancia de la lectura; Egon Rangel (2005), sobre la utilización del LD en clase.
Palavras-chave: Leitura e Escrita
Literatura
Livro Didático
Letramento Literário
Leyendo y escribiendo
Literatura
Libro de texto
Alfabetización literaria
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: VASCONCELOS, Thais Francelino dos Santos. Práticas de letramento literário: uma proposta de atividades complementares ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médio. 2022. 38 f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9343
Data do documento: 3-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.