00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Francisco Jadir Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670288669681332pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Thais Francelino dos Santos-
dc.date.accessioned2022-07-06T22:11:42Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-06T22:11:42Z-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Thais Francelino dos Santos. Práticas de letramento literário: uma proposta de atividades complementares ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médio. 2022. 38 f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9343-
dc.description.abstractResumen- El presente trabajo investigó los textos en el libro didáctico de lengua portuguesa (LDP), Ser Protagonista, de la editora SM, para el 1o grado de la Enseñanza Media (2018-2020), a partir del presupuesto de que la literatura motiva a la práctica social de la lectura literaria, conrelación a la construcción de conocimientos críticos acerca de la realidad que circundan a los sujetos lectores. Para ello, elegimos algunos textos del mencionado libro con intención de presentar propuestas complementares que podrán ser desarrolladas en el aula, con el fin de proporcionar a los/a las estudiantes el contacto con la Literatura contenida en el material didáctico-pedagógico y metodológico de enseñanza de la lengua portuguesa, como forma de reflexión y discusión relativo al contexto sociohistórico y cultural brasileño. Para ello, creamos actividades lúdicas basadas en los postulados de Rildo Cosson (2009) sobre la literacidad literaria, que relacionan el contenido a ser aprendido con las etapas de lectura a lo largo del 1o grado de la Enseñanza Media. Esperamos, como resultado de esta investigación, incentivar aún más la construcción de actividades literarias complementarias al libro didáctico (LD). Como base de esas discusiones, adoptamos los conceptos de los/las siguientes autores/as: Ângela Kleiman (1998), Maria Amélia Dalvi, Neide Luiza de Resende e Rita Jover-Faleiros (2013), sobre la literacidad; Vera Teixeira Aguiar (2013) e Deuzina Elaine Melo Casteluber (2014), sobre la importancia de la lectura; Egon Rangel (2005), sobre la utilización del LD en clase.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectLeyendo y escribiendopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLibro de textopt_BR
dc.subjectAlfabetización literariapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titlePráticas de letramento literário: uma proposta de atividades complementares ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePrácticas de letramento literario: uma propuesta de actividades complementarias ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisou os textos literários no livro didático de língua portuguesa (LDP), Ser Protagonista, da editora SM, para o 1o ano do Ensino Médio (2018-2020), a partir do pressuposto de que a literatura motiva a prática social da leitura literária, com vistas à construção de conhecimentos críticos acerca da realidade que cercam os sujeitos leitores. Para isso, escolhemos alguns textos do referido livro a fim de apresentar propostas complementares que poderão ser desenvolvidas em sala de aula, de modo a proporcionar aos/às educandos/as o contato com a Literatura contida no material didático-pedagógico e metodológico de ensino da língua portuguesa como uma forma de reflexão e discussão sobre o contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Para tanto, criamos atividades lúdicas tomando como base as postulações de Rildo Cosson (2009) sobre letramento literário, que engajam o conteúdo a ser aprendido com as etapas de leitura durante o 1o ano do Ensino Médio. Esperamos, como resultado desta pesquisa, incentivar ainda mais a construção de atividades literárias complementares ao livro didático (LD). Como base para essas discussões, adotamos conceitos dos/as seguintes autores/as: Ângela Kleiman (1998), Maria Amélia Dalvi, Neide Luiza de Resende e Rita Jover-Faleiros (2013), sobre o letramento; Vera Teixeira Aguiar (2013) e Deuzina Elaine Melo Casteluber (2014), sobre a importância da leitura; Egon Rangel (2005), sobre a utilização do LD em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.