Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Lígia dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6465685437690786 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Lúcia de Fátima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3235342037177115 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Francisco Jadir Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3670288669681332 | pt_BR |
dc.creator | Vasconcelos, Thais Francelino dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T22:11:42Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06 | - |
dc.date.available | 2022-07-06T22:11:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-03 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Thais Francelino dos Santos. Práticas de letramento literário: uma proposta de atividades complementares ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médio. 2022. 38 f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9343 | - |
dc.description.abstract | Resumen- El presente trabajo investigó los textos en el libro didáctico de lengua portuguesa (LDP), Ser Protagonista, de la editora SM, para el 1o grado de la Enseñanza Media (2018-2020), a partir del presupuesto de que la literatura motiva a la práctica social de la lectura literaria, conrelación a la construcción de conocimientos críticos acerca de la realidad que circundan a los sujetos lectores. Para ello, elegimos algunos textos del mencionado libro con intención de presentar propuestas complementares que podrán ser desarrolladas en el aula, con el fin de proporcionar a los/a las estudiantes el contacto con la Literatura contenida en el material didáctico-pedagógico y metodológico de enseñanza de la lengua portuguesa, como forma de reflexión y discusión relativo al contexto sociohistórico y cultural brasileño. Para ello, creamos actividades lúdicas basadas en los postulados de Rildo Cosson (2009) sobre la literacidad literaria, que relacionan el contenido a ser aprendido con las etapas de lectura a lo largo del 1o grado de la Enseñanza Media. Esperamos, como resultado de esta investigación, incentivar aún más la construcción de actividades literarias complementarias al libro didáctico (LD). Como base de esas discusiones, adoptamos los conceptos de los/las siguientes autores/as: Ângela Kleiman (1998), Maria Amélia Dalvi, Neide Luiza de Resende e Rita Jover-Faleiros (2013), sobre la literacidad; Vera Teixeira Aguiar (2013) e Deuzina Elaine Melo Casteluber (2014), sobre la importancia de la lectura; Egon Rangel (2005), sobre la utilización del LD en clase. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura e Escrita | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.subject | Leyendo y escribiendo | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Libro de texto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetización literaria | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento literário: uma proposta de atividades complementares ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Prácticas de letramento literario: uma propuesta de actividades complementarias ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisou os textos literários no livro didático de língua portuguesa (LDP), Ser Protagonista, da editora SM, para o 1o ano do Ensino Médio (2018-2020), a partir do pressuposto de que a literatura motiva a prática social da leitura literária, com vistas à construção de conhecimentos críticos acerca da realidade que cercam os sujeitos leitores. Para isso, escolhemos alguns textos do referido livro a fim de apresentar propostas complementares que poderão ser desenvolvidas em sala de aula, de modo a proporcionar aos/às educandos/as o contato com a Literatura contida no material didático-pedagógico e metodológico de ensino da língua portuguesa como uma forma de reflexão e discussão sobre o contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Para tanto, criamos atividades lúdicas tomando como base as postulações de Rildo Cosson (2009) sobre letramento literário, que engajam o conteúdo a ser aprendido com as etapas de leitura durante o 1o ano do Ensino Médio. Esperamos, como resultado desta pesquisa, incentivar ainda mais a construção de atividades literárias complementares ao livro didático (LD). Como base para essas discussões, adotamos conceitos dos/as seguintes autores/as: Ângela Kleiman (1998), Maria Amélia Dalvi, Neide Luiza de Resende e Rita Jover-Faleiros (2013), sobre o letramento; Vera Teixeira Aguiar (2013) e Deuzina Elaine Melo Casteluber (2014), sobre a importância da leitura; Egon Rangel (2005), sobre a utilização do LD em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de letramento literário_ uma proposta de atividades complementares ao livro didático de língua portuguesa ser protagonista, do ensino médio.pdf | 3.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.