00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829747399228061pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Eveline Maria de Athayde-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7217710503488539pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0193797497833820pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Suzann Flávia Cordeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1332556533167497pt_BR
dc.creatorSilva, Marthina de Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512829885713311pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T18:34:10Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-06T18:34:10Z-
dc.date.issued2022-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Marthina de Albuquerque. A arte em forma de conhecimento: anteprojeto de uma pré-escola modelo em Garça Torta, Maceió – AL. 2022. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9337-
dc.description.abstractIt is known that the new teaching pedagogies, especially for preschool, have contributed to the development of intellect and absorption of topics from Other subjects as well as the understanding of the world, expression of emotions and social development. Shaping flexible citizens, capable of adapting to the challenges that are imposed. However the relationship between designer and school is still far from satisfying the needs, given the current reality. Increasingly, static and monotonous teaching environments are reproduced, inspired by a teaching methodology of the 20th century. The objective of this work is to develop an architecture project of na elementary public school for children from 3 to 6 years old, situated in Garça Torta district, in Maceió - AL. The pedagogy is based on socio constructivism by Jean Piaget, linking it with art education. The intention is to promote a different social reality from what is imposed on this population. The literature review brings basic concepts such as school architecture, artistic education in preschool, the situation of public schools in Brazil, examples of innovative and creative school institutions, and specialist studies, which supported the synthesis of design guidelines for 21st century schools. The result of this Final Graduation Work is the development of na architecture project for the local culture of the Garça Torta ́s community, bringing the meaning of the school as a community learning space. Creativity, flexibility of spaces and new ways of learning are some of the conceptual characteristics of the Project presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdifícios escolarespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArtes na educação - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectSchool buildingspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectArt and education - Maceió (AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleA arte em forma de conhecimento: anteprojeto de uma pré-escola modelo em Garça Torta, Maceió – ALpt_BR
dc.title.alternativeArt and knowledge: an architecture Project of a preschool model in Garça Torta, Maceió - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoSabe - se que as novas pedagogias de ensino, principalmente para a pré-escola, tem contribuindo para o desenvolvimento do intelecto e absorção de assunto de outras disciplinas como também no entendimento de mundo, expressão das emoções e desenvolvimento social, formando cidadãos flexíveis e capazes de se adaptar aos desafios impostos. Contudo, a relação entre projetista x escola ainda está distante de satisfazer as necessidades básicas diante a realidade vigente. Cada vez mais são reproduzidos ambientes de ensino estáticos e monótonos, inspirados em uma metodologia de ensino do século XX. O objetivo deste trabalho é desenvolver um anteprojeto arquitetônico de uma pré-escola modelo para crianças de 3 a 6 anos, de acesso público, situada no bairro de Garça Torta na cidade de Maceió - AL, com uma pedagogia embasada no sócio construtivismo de Jean Piaget, atrelando a arte educação para a promoção de uma realidade social diferente ao que é imposta a essa população. A revisão da literatura traz conceitos básicos como arquitetura escolar, a educação artística na pré-escola, a situação das escolas públicas no Brasil, exemplos de instituições escolares inovadoras e criativas, e estudos de especialistas, que subsidiaram a síntese de diretrizes projetuais para escolas do século XXI. Criatividade, flexibilidade dos espaços e novas formas de aprendizado são algumas características conceituais do projeto apresentado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A arte em forma de conhecimento: anteprojeto de uma pré-escola modelo em Garça Torta, Maceió – AL.pdf11.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.