00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.contributor.referee1Rieger, Pedro Gustavo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051068970567133pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Felipe Benicio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981558790126421pt_BR
dc.creatorSilva, Herbert Luan Lopes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5485895520553899pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T18:12:02Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-07-05T18:12:02Z-
dc.date.issued2020-05-25-
dc.identifier.citationSILVA, Herbert Luan Lopes da. As contradições da era cibernética em “Queda livre” e “Manda quem pode”, da série Black Mirror. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso, (Licenciatura em Letras-Português) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9323-
dc.description.abstractNenhumpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjectBlack Mirror (Série) - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectDystopiapt_BR
dc.subjectBlack Mirror (Series) - Criticism and performancept_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleAs contradições da era cibernética em “Queda livre” e “Manda quem pode”, da série Black Mirror.pt_BR
dc.title.alternativeThe contradictions of the cybernetic era in “Nosedive” and “Shut up and dance”, of the tv series Black Mirror.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs episódios da série Black Mirror (2011-) retratam cenários em que homens e mulheres se tornam reféns da tecnologia ou de quem a domina. Nesse sentido, a série desconstrói a visão utópica de décadas atrás em que se poderia imaginar uma sociedade tecnológica satisfeita com o seu mundo, resolvendo seus problemas práticos de forma rápida e eficiente. Este estudo analisa a construção de enredos distópicos dos episódios “Nosedive’’ [“Queda Livre”] e “Shut up and dance” [“Manda Quem Pode”], com foco nos temas concernentes às contradições da era cibernética, expressas por meio do ressentimento social e psicológico, da alienação tecnológica e da manipulação de dados virtuais. Para isso, utilizo como referências principais os estudos de Coelho (1981), Moylan (2016) e Lopes (2016) acerca das utopias e distopias, respectivamente; de Tucherman (2004), Suvin (2016) e Motta (2017) sobre as convenções da ficção científica; e de Seabra (2016), que pesquisa o fenômeno das séries audiovisuais no século XXI. Também subsidiam a análise estudos sobre a sociedade contemporânea de Pondé (2014) e Karnal (2018), que refletem filosoficamente sobre o ressentimento e o individualismo que caracterizam os indivíduos na atualidade. Considerando os três temas acima referidos em relação aos gêneros da utopia, da distopia e da ficção científica, a presente leitura dos dois episódios sublinha a importância destes pontos-chave para as reflexões sobre as interações entre os seres humanos entre si, mediados pelas tecnologias da informação de que dispõem. Argumento que Charlie Brooker metaforiza, com criatividade e qualidade, nos episódios de Black Mirror, o ressentimento, a alienação social e a manipulação de dados como adversidades da sociedade contemporânea em suas interfaces tecnológicas.pt_BR
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