00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9316
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição do letramento crítico para a formação cidadã na rede pública de ensino: análise de aulas de língua inglesa em uma turma do fundamental II
Título(s) alternativo(s): The contribution of critical literacy to citizen education in the public education network: analysis of english language classes in an elementary class II
Autor(es): Silva, Angelyne Heloyze Lopes da
Primeiro Orientador: Makiyama, Simone
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rosycléa Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Benyelton Miguel dos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a partir da elaboração e aplicação de plano de aula com foco na leitura, na perspectiva do letramento crítico, em uma turma de 9o ano do ensino fundamental II (anos finais). O plano de aula foi desenvolvido a partir de uma seleção de texto do livro didático adotado para a turma em tela e buscou desenvolver a criticidade do aluno por meio do ensino e aprendizagem de língua inglesa, contemplando a realidade tanto global quanto local. Toda base teórica do presente trabalho é voltada à perspectiva do ensino/aprendizagem com foco no letramento crítico (MENEZES E SOUZA, 2011). O resultado desse trabalho aponta para a possibilidade do uso do livro didático no desenvolvimento da língua estrangeira com vistas para a formação de alunos críticos, abrindo a possibilidade de serem agentes de mudanças sociais.
Abstract: This work aims to present an experience report, from a study and application of a lesson plan based on critical literacy in a class of 9th grade of elementary school II (final years). The lesson plan was developed from a selection of text from the textbook adopted for the class on screen and sought to develop the student's criticality through teaching and learning the English language, contemplating both global and local reality.The entire theoretical basis of this work is focused on the teaching/learning perspective with a focus on critical literacy (MENEZES E SOUZA, 2011). The result of this work points to the possibility of using textbooks in foreign language development with a view to training critical students, opening up the possibility of being agents of social change.
Palavras-chave: Letramento crítico
Linguística aplicada
Língua inglesa – Estudo e ensino
Leitura
Critical Literacy
Applied Linguistics
English language - Study and Teaching
Reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: SILVA, Angelyne Heloyze Lopes. A contribuição do letramento crítico para a formação cidadã na rede pública de ensino: análise de aulas de língua inglesa em uma turma do fundamental II. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9316
Data do documento: 1-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.