Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9316
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contribuição do letramento crítico para a formação cidadã na rede pública de ensino: análise de aulas de língua inglesa em uma turma do fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | The contribution of critical literacy to citizen education in the public education network: analysis of english language classes in an elementary class II |
Autor(es): | Silva, Angelyne Heloyze Lopes da |
Primeiro Orientador: | Makiyama, Simone |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rosycléa Dantas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Benyelton Miguel dos |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a partir da elaboração e aplicação de plano de aula com foco na leitura, na perspectiva do letramento crítico, em uma turma de 9o ano do ensino fundamental II (anos finais). O plano de aula foi desenvolvido a partir de uma seleção de texto do livro didático adotado para a turma em tela e buscou desenvolver a criticidade do aluno por meio do ensino e aprendizagem de língua inglesa, contemplando a realidade tanto global quanto local. Toda base teórica do presente trabalho é voltada à perspectiva do ensino/aprendizagem com foco no letramento crítico (MENEZES E SOUZA, 2011). O resultado desse trabalho aponta para a possibilidade do uso do livro didático no desenvolvimento da língua estrangeira com vistas para a formação de alunos críticos, abrindo a possibilidade de serem agentes de mudanças sociais. |
Abstract: | This work aims to present an experience report, from a study and application of a lesson plan based on critical literacy in a class of 9th grade of elementary school II (final years). The lesson plan was developed from a selection of text from the textbook adopted for the class on screen and sought to develop the student's criticality through teaching and learning the English language, contemplating both global and local reality.The entire theoretical basis of this work is focused on the teaching/learning perspective with a focus on critical literacy (MENEZES E SOUZA, 2011). The result of this work points to the possibility of using textbooks in foreign language development with a view to training critical students, opening up the possibility of being agents of social change. |
Palavras-chave: | Letramento crítico Linguística aplicada Língua inglesa – Estudo e ensino Leitura Critical Literacy Applied Linguistics English language - Study and Teaching Reading |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) |
Citação: | SILVA, Angelyne Heloyze Lopes. A contribuição do letramento crítico para a formação cidadã na rede pública de ensino: análise de aulas de língua inglesa em uma turma do fundamental II. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9316 |
Data do documento: | 1-out-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A contribuição do letramento crítico para a formação cidadã na rede pública de ensino: análise de aulas de língua inglesa em uma turma do fundamental II.pdf | 798.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.