00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
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Tipo: Especialização
Título: Redes Sociais e Atividades de Leitura e Produção Textual nas aulas de Língua Portuguesa
Autor(es): Santos, Laís Rafael dos
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vera Lúcia Pontes dos
Resumo: O ensino de gramática tem sido objeto de reflexão de muitos pesquisadores, sobretudo após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que propõem um ensino com base no uso e reflexão. No entanto, apesar das muitas discussões, ainda há um número expressivo de práticas pedagógicas centradas em uma perspectiva tradicional de ensino sem considerar a autonomia do aluno. Dessa forma, a elaboração do presente estudo justifica-se pela necessidade de propor alternativas para um trabalho com leitura e produção de textos sob uma perspectiva na qual os alunos assumam o lugar de sujeitos ativos, utilizando recursos tecnológicos sociais, como o Facebook, também analisando como compreendem o papel da rede social, na tentativa de subverter a realidade das aulas de LP tradicionais, comprovando também que as redes sociais, ou qualquer outro aparato tecnológico, não devem ser vistas como "inimigas da educação", da aprendizagem.
Abstract: The teaching of grammar has been the subject of reflection of many researchers, especially after the publication of the National Curricular Parameters (PCNs) that propose a teaching based on use and reflection. However, despite the many discussions, there is still an expressive number of pedagogical practices centered on a traditional teaching perspective without considering the student’s autonomy. Thus, the preparation of this study is justified by the need to propose alternatives for a work with reading and production of texts from a perspective in which students take the place of active subjects, using social technological resources, like Facebook, also analyzing how they understand the role of the social network, in an attempt to subvert the reality of traditional LP lessons, proving that social networks, or any other technological method, should not be seen as "enemies of education", of learning.
Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),
Redes Sociais
Recursos tecnológicos sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SANTOS, Laís Rafael dos. Redes Sociais e Atividades de Leitura e Produção Textual nas aulas de Língua Portuguesa. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9286
Data do documento: 21-mar-2020
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