00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vera Lúcia Pontes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6719261272234040pt_BR
dc.creatorSantos, Laís Rafael dos-
dc.date.accessioned2022-06-24T21:10:49Z-
dc.date.available2022-06-24-
dc.date.available2022-06-24T21:10:49Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Laís Rafael dos. Redes Sociais e Atividades de Leitura e Produção Textual nas aulas de Língua Portuguesa. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9286-
dc.description.abstractThe teaching of grammar has been the subject of reflection of many researchers, especially after the publication of the National Curricular Parameters (PCNs) that propose a teaching based on use and reflection. However, despite the many discussions, there is still an expressive number of pedagogical practices centered on a traditional teaching perspective without considering the student’s autonomy. Thus, the preparation of this study is justified by the need to propose alternatives for a work with reading and production of texts from a perspective in which students take the place of active subjects, using social technological resources, like Facebook, also analyzing how they understand the role of the social network, in an attempt to subvert the reality of traditional LP lessons, proving that social networks, or any other technological method, should not be seen as "enemies of education", of learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),pt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicos sociaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleRedes Sociais e Atividades de Leitura e Produção Textual nas aulas de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO ensino de gramática tem sido objeto de reflexão de muitos pesquisadores, sobretudo após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que propõem um ensino com base no uso e reflexão. No entanto, apesar das muitas discussões, ainda há um número expressivo de práticas pedagógicas centradas em uma perspectiva tradicional de ensino sem considerar a autonomia do aluno. Dessa forma, a elaboração do presente estudo justifica-se pela necessidade de propor alternativas para um trabalho com leitura e produção de textos sob uma perspectiva na qual os alunos assumam o lugar de sujeitos ativos, utilizando recursos tecnológicos sociais, como o Facebook, também analisando como compreendem o papel da rede social, na tentativa de subverter a realidade das aulas de LP tradicionais, comprovando também que as redes sociais, ou qualquer outro aparato tecnológico, não devem ser vistas como "inimigas da educação", da aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Redes sociais e atividades de leitura e produção textual nas aulas de língue portuguesa.pdf583.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.