00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1695-3637pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Adilson Rocha-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5858-5935pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303655687584004pt_BR
dc.creatorSilva, Marilene de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-10T18:32:22Z-
dc.date.available2022-06-10-
dc.date.available2022-06-10T18:32:22Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Marilene de Oliveira. Proposição de formação continuada para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino fundamental. 2022. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9229-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectTDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleProposição de formação continuada para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeProposal of continuous training for the use of digital information and communication technologies in elementary educationpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo contribuir com a Proposição de Formação Continuada com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o Ensino Fundamental, já que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano e a escola não está de fora dessa realidade, visto que as TDIC se encontram inseridas no dia a dia dos alunos para a realização das atividades e dos conteúdos escolares, tendo como foco a aprendizagem significativa. Com isso o professor ao realizar uma formação continuada para o uso das TDIC poderá desenvolver suas práticas adaptando-as de acordo com as necessidades de sua sala, para desenvolver novas propostas que venham a dinamizar suas aulas, tendo em foco as demandas que se tem, as dificuldades enfrentadas e quais as contribuições podem ser obtidas a partir desde processo. Esse estudo teve como abordagem metodológica a abordagem qualitativa, com embasamento de teóricos como: ABRANTES e SOUSA(2016), Anselmo(2016), DIAS(1999), DINIZ(2001), IMBERNÓN(2010), MELO(2015) SAMPAIO e LEITE (2011) e SANTOS(2016) que fundamentam sobre a importância do professor estar sempre em busca de novos conhecimentos, de estratégias que venham a enriquecer as práticas pedagógicas. A proposição de formação continuada deve ser pensada como uma contribuição na busca de novos conhecimentos e vista pelo professor como fundamental para o desenvolvimento após sua formação, enriquecedor para o seu ciclo profissional, uma vez que é possível o desenvolvimento de suas competências e assim ser um professor mediador e facilitador do conhecimento e não apenas um transmissor.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.