00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9224
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de primeiras letras de alagoas oitocentista: vestígios sobre noções de infância nos discursos e práticas escolares
Título(s) alternativo(s): Teaching first letters of ninetcenth Alagoas - traces on notions of childhood nones budget spreches and school practices
Autor(es): Albuquerque, Suzana Lopes de
Primeiro Orientador: Madeira, Maria das Graças de Loiola
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
metadata.dc.contributor.referee3: Sampaio, Wilson Correia
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Walter Matias
Resumo: A presente investigação buscou entender e analisar a escola de primeiras letras na província alagoana oitocentista que tentou efetivar a escolarização da infância, visando compreender conceitos e práticas desenvolvidas naquele período. As indagações que nortearam nosso trabalho estão marcadas pelas perguntas a seguir: Quais os vestígios sobre a noção de infância nos discursos e práticas escolares alagoana no Império Brasileiro? Qual o tipo de formação, saberes e métodos eram exigidos aos professores da infância? E quais daqueles circulavam nas escolas de primeiras letras do referido período? Para tentar respondê-las foram utilizadas fontes centradas no primeiro e segundo Império referindo-se a mapas de professores, relatórios e requerimentos de inspetores escolares, diretores da Instrução Pública e presidentes de província, além de documentos relativos à efetivação da Escola Normal, em 1869. A base teórico-metodológica para a análise de tais fontes está nos estudos da Escola dos Annales e Nova História, especialmente na obra de Marc Bloch (1886-1944), Apologia da história - ou o ofício do historiador (2001), que orienta para o cruzamento de diversas fontes históricas na investigação de um determinado objeto. Foi traçado um panorama da constituição histórica do conceito de infância escolar desenvolvido na Modernidade, pelos principais clássicos que teorizaram sobre o tema, como François Rabelais, Erasmo de Rotterdam, Montaigne, Comenios, Rousseau e Froebel. Tratou-se também da organização da escola pública de primeiras letras a partir de um ideal civilizador apresentado na legislação brasileira, bem como dos embates travados na constituição de um modelo Instrução Pública no contexto da formação do Estado-nação. Para abordar especificamente as escolas de primeiras letras, foram analisados os vestígios sobre a formação da infância a partir da análise das fontes locais, localizadas nos acervos consultados - Arquivo Público de Alagoas e Instituto Histórico Geral de Alagoas - subsidiados pela leitura dos teóricos que se preocuparam em teorizar aquela fase da vida humana. Para a caracterização do espaço e clientela das escolas de primeiras letras, bem como para análise dos compêndios e manuais circulados, fundamentou-se nas reflexões teórico-metodológicas de autores como Bastos (1999; 2001), Boto (1996, 2011, 2012), Faria Filho (2000, 2006, 2008, 2010), Gondra e Schelbauer (2008). Assim, a partir da análise do espaço instrucional e dos materiais circulantes nas escolas de primeiras letras, foi possível compreender os vestígios sobre a noção de infância escolarizada na província alagoana. O ensino de primeiras letras estava apresentado de forma moralizante e religioso visando uma infância a ser moldada e, consequentemente, combatida de sua “ignorância”. Acerca dos vestígios sobre a noção de infância nos discursos e práticas na província alagoana, deparou-se com um projeto para a criança a ser escolarizada - pobre, e não das classes mais abastadas – que a tratava como um ser sem vontade e sem direito. A análise dos materiais circulantes apontou para uma infância historicamente negligenciada, já que as práticas educativas ainda as concebiam como um “vir a ser”, como um futuro homem ou mulher os quais deveriam desempenhar de forma responsável os seus papéis na sociedade.
Abstract: This research sought to understand and analyze the school of first letters in the nineteenth province of Alagoas who tried to carry out the education of children, to understand concepts and practices developed in that period. The questions that guided our work are marked by the following questions: What are the vestiges of the notion of childhood discourses and practices in school Alagoas in the Brazilian Empire? What type of training, knowledge and methods were required to childhood teachers? And what of those circulated in the schools of first letters of that period? To try to answer them centered sources were used in the first and second Empire referring to teachers maps, reports and requirements of school inspectors, directors of Public Instruction and provincial presidents, as well as documents relating to the execution of the Normal School in 1869 . The theoretical and methodological basis for the analysis of such sources is in studies of the Annales School and New History, especially in the work of Marc Bloch (1886-1944), Apology of the story - or the craft of the historian (2001), which guides to the intersection of several historical sources in the investigation of a particular object. Was traced an overview of the historical constitution of the concept of childhood education developed in Modernity, by leading classics that theorized on the subject, as François Rabelais, Erasmus of Rotterdam, Montaigne, Comenios, Rousseau and Froebel. It was also the organization of the public school of first letters from a civilizing ideal presented in Brazilian law as well as the battles fought in the constitution of a Public Instruction model in the context of nation-state formation. To specifically address the schools first letters were analyzed traces on the formation of childhood through the analysis of local sources, located in the collections consulted - Public Archives and Historical Institute of Alagoas General - subsidized by the reading of the theoreticians who bothered to theorize that phase of human life. For the characterization of space and clientele of the schools of first letters, as well as for analysis of textbooks and manuals circulated, was based on theoretical and methodological reflections from authors such as Bastos (1999, 2001), Dolphin (1996, 2011, 2012), Faria Filho (2000, 2006, 2008, 2010), Gondra e Schelbauer(2008). Thus, from the analysis of space and instructional materials circulating in the schools of first letters, it was possible to understand the traces on the notion of childhood schooling in the province of Alagoas. Teaching first letters was presented in a moralizing and religious aiming to be a childhood shaped and consequently fought his "ignorance". About the traces on the notion of childhood in the discourses and practices in the province of Alagoas, was faced with a project for the child to be educated - poor, not the wealthiest - who treated her like a being without will and without right. The analysis of circulating materials pointed to a childhood historically neglected, since the educational practices still conceived as a "becoming" as a future man or woman who should play responsibly their roles in society.
Palavras-chave: Infância – Fontes históricas
Escola de primeiras letras - Alagoas
Império brasileiro
Childhood
School of first letters - Alagoas
Alagoano Empire
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. O ensino de primeiras letras de alagoas oitocentista: vestígios sobre noções de infância nos discursos e práticas escolares. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9224
Data do documento: 14-jan-2013
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