00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Artigos publicados em periódicos - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9197
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro
Título(s) alternativo(s): Contemporary Education and the Advent of New Technologies: a prospect for brazilian teaching
Autor(es): Andrade, Áurea Valéria de
Reis, Danisson Luiz dos Santos
Fonsêca, Liliane dos Santos Mota da
Almeida, Raphael Bezerra Falcão de
Pereira, Renata Fonseca de Gomes
Uchôa, Sílvia Beatriz Beger
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal prospectar tecnologias focadas em educação, por meio de pesquisa bibliográfica e de busca de patentes. Visa apresentar um estudo sobre a maturidade de tecnologias educacionais, comparando-as no âmbito do cenário patentário, das tendências desse mercado e dos principais atores desse mercado, utilizado-se o software Questel Orbit®, que identificou 73.849 famílias de patentes relacionadas com o tema, cujas análises e projeções foram consubstanciadas nos gráficos apresentados. Demonstrou, por meio de pesquisa bibliográfica, as principais tendências mundiais sobre o assunto e uma análise comparativa entre os resultados: de busca de patentes e de dados bibliográficos. Ao final, o estudo contribui para informar a maturidade em que se encontram as diversas tecnologias educacionais e a possibilidade de sua aplicação no sistema educacional brasileiro como forma de contribuir para sua melhoria.
Abstract: The main objective of this paper is to prospect technologies focused on education through bibliographic research and patent search to provide a study on the maturity of educational technologies comparing them within the scope of the patent scenario, market trends and key players. For this, Questel Orbit® software was used, which identified 73,849 patent families related to the subject, from which analyzes and projections were carried out based on the graphs presented. It was also demonstrated, through a bibliographical quest, the leading world trends on the subject and a comparative analysis was carried out between the results: from the search of patents and the bibliographical ones. In the end, the paper adds to informing the maturity of the different educational technologies and the possibility of its application in the country as a way to contribute to the improvement of the Brazilian educational system.
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais
Prospecção Tecnológica
Educação - Brasil
Ensino
Educational Technology
Technology Prospection
Education - Brazil
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: ANDRADE, Áurea Valéria de ; REIS, Danisson Luiz dos Santos ; FONSÊCA, Liliane dos Santos Mota da ; ALMEIDA, Raphael Bezerra Falcão de ; PEREIRA, Renata Fonseca de Gomes ; UCHÔA, Sílvia Beatriz Beger. A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 11, n. 2, p. 547-558, 30 set. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/23266.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23266
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9197
Data do documento: 30-set-2018
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro.pdf617.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.