Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Áurea Valéria de | - |
dc.creator | Reis, Danisson Luiz dos Santos | - |
dc.creator | Fonsêca, Liliane dos Santos Mota da | - |
dc.creator | Almeida, Raphael Bezerra Falcão de | - |
dc.creator | Pereira, Renata Fonseca de Gomes | - |
dc.creator | Uchôa, Sílvia Beatriz Beger | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-06T20:00:07Z | - |
dc.date.available | 2022-06-09 | - |
dc.date.available | 2022-06-06T20:00:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-30 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Áurea Valéria de ; REIS, Danisson Luiz dos Santos ; FONSÊCA, Liliane dos Santos Mota da ; ALMEIDA, Raphael Bezerra Falcão de ; PEREIRA, Renata Fonseca de Gomes ; UCHÔA, Sílvia Beatriz Beger. A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 11, n. 2, p. 547-558, 30 set. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/23266. | pt_BR |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 547 | pt_BR |
dc.citation.epage | 558 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23266 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-0026 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9197 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this paper is to prospect technologies focused on education through bibliographic research and patent search to provide a study on the maturity of educational technologies comparing them within the scope of the patent scenario, market trends and key players. For this, Questel Orbit® software was used, which identified 73,849 patent families related to the subject, from which analyzes and projections were carried out based on the graphs presented. It was also demonstrated, through a bibliographical quest, the leading world trends on the subject and a comparative analysis was carried out between the results: from the search of patents and the bibliographical ones. In the end, the paper adds to informing the maturity of the different educational technologies and the possibility of its application in the country as a way to contribute to the improvement of the Brazilian educational system. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Prospecção | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Prospecção Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educational Technology | pt_BR |
dc.subject | Technology Prospection | pt_BR |
dc.subject | Education - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.title | A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Contemporary Education and the Advent of New Technologies: a prospect for brazilian teaching | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal prospectar tecnologias focadas em educação, por meio de pesquisa bibliográfica e de busca de patentes. Visa apresentar um estudo sobre a maturidade de tecnologias educacionais, comparando-as no âmbito do cenário patentário, das tendências desse mercado e dos principais atores desse mercado, utilizado-se o software Questel Orbit®, que identificou 73.849 famílias de patentes relacionadas com o tema, cujas análises e projeções foram consubstanciadas nos gráficos apresentados. Demonstrou, por meio de pesquisa bibliográfica, as principais tendências mundiais sobre o assunto e uma análise comparativa entre os resultados: de busca de patentes e de dados bibliográficos. Ao final, o estudo contribui para informar a maturidade em que se encontram as diversas tecnologias educacionais e a possibilidade de sua aplicação no sistema educacional brasileiro como forma de contribuir para sua melhoria. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro.pdf | 617.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.