00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4028-2669pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Adriana Nunes de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9344-2558pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9445221981244067pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3283-1285pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.creatorSantos, Tereza Carolina dos-
dc.creatorSantos, Maria Das Graças Abreu dos-
dc.creatorBatista, Wilma Feitosa-
dc.date.accessioned2022-05-28T22:07:43Z-
dc.date.available2022-05-28-
dc.date.available2022-05-28T22:07:43Z-
dc.date.issued2018-09-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Tereza Carolina dos, SANTOS, Maria Das Graças Abreu dos. BATISTA, Wilma Feitosa. Atividades de oralidade em uma turma do 1° ano decorrentes da formação no PIBID. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9168-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsCESMACpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAtividades de oralidade em uma turma do 1° ano decorrentes da formação no PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa atividades propostas por uma docente de uma turma do 1° ano, dos anos iniciais, observando se tais atividades estão de acordo com os objetivos do eixo oralidade proposto por (BRASIL, 2012). Para a sua realização, observamos dez aulas de língua portuguesa. E após essa observação, foi entregue um questionário com 12 perguntas abertas e fechadas para a docente. Do ponto de vista teórico, tomamos por base Cagliari (2006), Brasil (1998, 2012), Geraldi (1996), Marcuschi (2001). Os resultados mostraram que a oralidade não é simplesmente saber falar, pois quando os alunos chegam no ambiente escolar trazem consigo os muitos usos da língua oral. Assim, os resultados reforçam que a oralidade é de fundamental importância na vida das pessoas. Nesse sentido, o processo educativo torna-se mais eficaz ao proporcionar a cada educando instigar e explorar a linguagem oral. Para isso, é necessário que o eixo oralidade seja difundido mais nas salas de aulas e que este atinja seus objetivos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividades de oralidade em uma turma do 1º ano decorrentes da formação no PIBID.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.