00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9164
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PIBID e a construção da identidade docente para a educação infantil
Autor(es): Lima, Laís Vitória Silva de
Ramos, Paula Francielly da Silva
Primeiro Orientador: Marcolino, Suzana
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Andreza Fabricia Pinheiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Maria dos
Resumo: O objetivo do artigo é identificar oportunidades de formação para a docência na Educação Infantil criadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a partir de memoriais de estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal da região nordeste do país. Utilizou-se a técnica da análise de conteúdo sobre os memoriais, da qual emergiram três categorias: (I) O encontro com a escola de Educação Infantil; (II) A relação teoria e prática: a iniciação à pesquisa; (III) A construção e reconstrução como professora da Educação Infantil. Conclui-se que as oportunidades criadas pelo PIBID contribuíram para as estudantes construírem sentidos relacionados à docência na Educação Infantil e se enxergarem como professoras em formação, pertencentes aos Espaços da Educação Infantil e demonstrando estarem implicadas com os atores (crianças, famílias, professores) dessa etapa da Educação Básica. Discute-se esse sentido como essencial para o processo de constituição da docência para Educação Infantil. Retoma-se a proposta do PIBID como um marco nas políticas de formação inicial.
Abstract: The aim of this paper is to identify opportunities for early childhood teacher education created by the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID); from memorials of students of the Pedagogy course of a Federal University of the northeast region of the country. The technique of content analysis on the memories was used, from which three categories emerged: (I) The meeting with the preschool; (II) The relationship theory and practice: initiation to research; (III) The construction and reconstruction as a kindergarten teacher. It is concluded that the opportunities created by PIBID contributed to the students to build meanings related to teaching in kindergarten and to see themselves as teachers in formation, belonging to the Kindergarten Spaces and demonstrating to be involved with the actors (children, families, and teachers) of this kind. Stage of basic education. This sense is discussed as essential for the process of constitution of teaching for early childhood education. The proposal of PIBID is resumed as a milestone in the policies of initial formation.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Educação Infantil
Políticas de Formação Inicial
Iniciação à Docência
Teaching Initiation
Child Education
Initial Training Policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: LIMA, Laís Vitória Silva de. RAMOS, Paula Francielly da Silva. O PIBID e a construção da identidade docente para a educação infantil. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9164
Data do documento: 20-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PIBID e a construção da identidade docente para a educação infantil.pdf462.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.