00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9152
Tipo: Dissertação
Título: A dimensão ambiental na rede de Ensino fundamental no município de Maceió-AL: uma análise da prática da educação ambiental
Autor(es): Reis, Waleska Dacal
Primeiro Orientador: Montenegro, Sineide Correia Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos Filhos, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee2: Pizzi, Laura Cristina Vieira
Resumo: A dimensão ambiental da educação formal tem gerado confusões em importantes setores da comunidade educativa. A Educação Ambiental, muitas vezes, é reduzida a um tema a mais entre os chamados temas transversais ou emergentes da comunidade sem levar em consideração a trama de relações presentes entre os diversos temas que formam o sócio-ambiente em que se vive. Estas abordagens podem desorientar a prática pedagógica e reduzir a Educação Ambiental a um receituário. Este trabalho tem como objetivo geral estudar a prática ambiental na rede de Ensino Fundamental no município de Maceió-AL.Os objetivos específicos são: 1) Caracterizar os sujeitos da pesquisa; 2) Descrever os tipos de experiências com Educação Ambiental e os principais temas desenvolvidos pelas escolas; 3) Identificar se existe avaliação dos resultados antes e/ou depois das experiências de EA desenvolvidas. Para caracterizar os sujeitos da pesquisa e os tipos de Experiência de Educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas pelos professores nas séries iniciais, foi realizada uma pesquisa quantitativo/qualitativa que inicialmente dedicou-se a aplicação de questionários, em 18 escolas selecionadas na rede de Ensino Fundamental de acordo com o Censo da educação realizado pela Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas no ano de 2006. Num segundo momento da pesquisa, desenvolvido nas escolas onde foi possível aplicar diretamente os questionários com os professores, deu-se o aprofundamento da investigação pretendida, a partir de uma entrevista não estruturada, caracterizada por conversas informais e depoimentos espontâneos. O resultado esperado é contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica reflexiva, e para a construção de uma Escola cidadã comprometida com o exercício gradual de construção coletiva de saberes e práticas de preservação do meio-ambiente.
Abstract: The environmental dimension of formal education has caused some confusion in important sectors of the pedagogical community. Environmental education, in many cases, is reduced to just one more theme among the so-called cross themes in the community without taking into account the intertwining relations among the several themes that make up the social environment in which we live. These approaches may mislead the pedagogical practice and reduce environmental education to a ready-made recipe. The main purpose of this dissertation is to analyze how environmental education is carried out in municipal fundamental schools in Maceió-AL. The specific purposes are: 1. characterize the research subjects; 2. Describe the kinds of experience in environmental education and the main themes developed by the schools; 3. Identify if there is any kind of evaluation of the results before and/or after the environmental education experience. In order to characterize the research subjects and the kinds of experience in environmental education that are being developed by teachers of the first grades, I carried out a quantitative/qualitative research, consisting at first of questionnaires administered in the 18 selected schools of the municipal fundamental school system, according to the education census carried out by the Department of Education of the state of Alagoas in 2006. On a next moment, the questionnaires were answered by the teachers themselves, and I could also deepen my investigation through non-structured interviews, informal conversations and spontaneous reports. I hope this research can be a useful contribution to the development of a more critical pedagogical practice, and to the construction of a school system committed to the gradual collective building of practices and knowledge that enable environment preservation.
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Ensino fundamental
Environmental Education
Environment
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citação: REIS, Waleska Dacal. A dimensão ambiental na rede de Ensino fundamental no município de Maceió-AL: uma análise da prática da educação ambiental. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9152
Data do documento: 27-set-2007
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.