00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Montenegro, Sineide Correia Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9976712512779134pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos Filhos, Jenner Barretto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee2Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.creatorReis, Waleska Dacal-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7853443645414345pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T14:52:24Z-
dc.date.available2022-05-23-
dc.date.available2022-05-24T14:52:24Z-
dc.date.issued2007-09-27-
dc.identifier.citationREIS, Waleska Dacal. A dimensão ambiental na rede de Ensino fundamental no município de Maceió-AL: uma análise da prática da educação ambiental. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9152-
dc.description.abstractThe environmental dimension of formal education has caused some confusion in important sectors of the pedagogical community. Environmental education, in many cases, is reduced to just one more theme among the so-called cross themes in the community without taking into account the intertwining relations among the several themes that make up the social environment in which we live. These approaches may mislead the pedagogical practice and reduce environmental education to a ready-made recipe. The main purpose of this dissertation is to analyze how environmental education is carried out in municipal fundamental schools in Maceió-AL. The specific purposes are: 1. characterize the research subjects; 2. Describe the kinds of experience in environmental education and the main themes developed by the schools; 3. Identify if there is any kind of evaluation of the results before and/or after the environmental education experience. In order to characterize the research subjects and the kinds of experience in environmental education that are being developed by teachers of the first grades, I carried out a quantitative/qualitative research, consisting at first of questionnaires administered in the 18 selected schools of the municipal fundamental school system, according to the education census carried out by the Department of Education of the state of Alagoas in 2006. On a next moment, the questionnaires were answered by the teachers themselves, and I could also deepen my investigation through non-structured interviews, informal conversations and spontaneous reports. I hope this research can be a useful contribution to the development of a more critical pedagogical practice, and to the construction of a school system committed to the gradual collective building of practices and knowledge that enable environment preservation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.titleA dimensão ambiental na rede de Ensino fundamental no município de Maceió-AL: uma análise da prática da educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA dimensão ambiental da educação formal tem gerado confusões em importantes setores da comunidade educativa. A Educação Ambiental, muitas vezes, é reduzida a um tema a mais entre os chamados temas transversais ou emergentes da comunidade sem levar em consideração a trama de relações presentes entre os diversos temas que formam o sócio-ambiente em que se vive. Estas abordagens podem desorientar a prática pedagógica e reduzir a Educação Ambiental a um receituário. Este trabalho tem como objetivo geral estudar a prática ambiental na rede de Ensino Fundamental no município de Maceió-AL.Os objetivos específicos são: 1) Caracterizar os sujeitos da pesquisa; 2) Descrever os tipos de experiências com Educação Ambiental e os principais temas desenvolvidos pelas escolas; 3) Identificar se existe avaliação dos resultados antes e/ou depois das experiências de EA desenvolvidas. Para caracterizar os sujeitos da pesquisa e os tipos de Experiência de Educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas pelos professores nas séries iniciais, foi realizada uma pesquisa quantitativo/qualitativa que inicialmente dedicou-se a aplicação de questionários, em 18 escolas selecionadas na rede de Ensino Fundamental de acordo com o Censo da educação realizado pela Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas no ano de 2006. Num segundo momento da pesquisa, desenvolvido nas escolas onde foi possível aplicar diretamente os questionários com os professores, deu-se o aprofundamento da investigação pretendida, a partir de uma entrevista não estruturada, caracterizada por conversas informais e depoimentos espontâneos. O resultado esperado é contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica reflexiva, e para a construção de uma Escola cidadã comprometida com o exercício gradual de construção coletiva de saberes e práticas de preservação do meio-ambiente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.