00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8957
Tipo: Dissertação
Título: A aritmética das Olimpíadas
Título(s) alternativo(s): The arithmetic of the olympics
Autor(es): Silva, Emerson Feliciano da
Primeiro Orientador: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Marcio Silva
Resumo: O presente trabalho traz uma proposta de Sequência Didática (SD) que utiliza a resolução de problemas relacionados aos temas de Aritmética da Olimpíada Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), de seu banco de questões, do material de “Encontros de Aritmética” do Programa de Iniciação Científica (PIC), com o objetivo de verificar e desenvolver das habilidades EF06MA05, EF06MA06 e EF07MA01 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para analisar a efetividade da SD, a proposta foi aplicada em duas turmas de primeira série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de Arapiraca-AL. Na resolução desses problemas, procurou-se refletir sobre os procedimentos utilizados em cada questão, motivando o senso crítico dos estudantes, buscando motivar e instigar a participação deles nas aulas. Trabalhar os problemas da Obmep é trazer a matemática de uma forma diferente, a partir de uma aplicação, dando significado e desmistificando a imagem de uma disciplina engessada e puramente calculista.
Abstract: The present work presents a proposal for a Didactic Sequence (SD) that uses the resolution of problems related to the Arithmetic themes of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (Obmep), from its bank of questions, from the material of "Encontros de Arithmetica"of the Scientific Initiation Program (PIC), with the objective of verifying and developing the skills EF06MA05, EF06MA06 and EF07MA01 of the BNCC (Base Nacional Comum Curricular). To analyze the effectiveness of SD, the proposal was applied in two classes of the first grade of High School of a state school located in the city of Arapiraca-AL. In solving these problems, we tried to reflect on the procedures used in each question, motivating the students’ critical sense, seeking to motivate and instigate their participation in the classes. Working with Obmep’s problems is to bring mathematics in a different way, from an application, giving meaning and demystifying the image of a rigid and purely calculating discipline.
Palavras-chave: Sequências (Matemática)
Aritmética
Resolução de problemas
Ensino
Metodologia
Sequences (Mathematics)
Arithmetic
Problem solving
Teaching
Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Emerson Feliciano da. A aritmética das Olimpíadas. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8957
Data do documento: 30-nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A aritmética das olimpíadas.pdf6.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.