00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533pt_BR
dc.creatorSilva, Emerson Feliciano da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090724213511213pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T21:26:51Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T21:26:51Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Emerson Feliciano da. A aritmética das Olimpíadas. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8957-
dc.description.abstractThe present work presents a proposal for a Didactic Sequence (SD) that uses the resolution of problems related to the Arithmetic themes of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (Obmep), from its bank of questions, from the material of "Encontros de Arithmetica"of the Scientific Initiation Program (PIC), with the objective of verifying and developing the skills EF06MA05, EF06MA06 and EF07MA01 of the BNCC (Base Nacional Comum Curricular). To analyze the effectiveness of SD, the proposal was applied in two classes of the first grade of High School of a state school located in the city of Arapiraca-AL. In solving these problems, we tried to reflect on the procedures used in each question, motivating the students’ critical sense, seeking to motivate and instigate their participation in the classes. Working with Obmep’s problems is to bring mathematics in a different way, from an application, giving meaning and demystifying the image of a rigid and purely calculating discipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequências (Matemática)pt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectSequences (Mathematics)pt_BR
dc.subjectArithmeticpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA aritmética das Olimpíadaspt_BR
dc.title.alternativeThe arithmetic of the olympicspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma proposta de Sequência Didática (SD) que utiliza a resolução de problemas relacionados aos temas de Aritmética da Olimpíada Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), de seu banco de questões, do material de “Encontros de Aritmética” do Programa de Iniciação Científica (PIC), com o objetivo de verificar e desenvolver das habilidades EF06MA05, EF06MA06 e EF07MA01 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para analisar a efetividade da SD, a proposta foi aplicada em duas turmas de primeira série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de Arapiraca-AL. Na resolução desses problemas, procurou-se refletir sobre os procedimentos utilizados em cada questão, motivando o senso crítico dos estudantes, buscando motivar e instigar a participação deles nas aulas. Trabalhar os problemas da Obmep é trazer a matemática de uma forma diferente, a partir de uma aplicação, dando significado e desmistificando a imagem de uma disciplina engessada e puramente calculista.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A aritmética das olimpíadas.pdf6.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.