Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8945
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Uma análise da estratégia didática sala de aula invertida no processo ensino e aprendizagem de genética em turmas do ensino médio técnico integrado de uma escola pública |
Título(s) alternativo(s): | An analysis of the didactic strategy room inverted in the process of teaching and learning of genetics in schedules of average integrated technical education of a public school |
Autor(es): | Santos, Cristiano Lopes dos Barros, Amauri da Silva |
Resumo: | Para a aprendizagem de genética com a metodologia ativa sala de aula invertida, o aluno estuda o conteúdo em casa e, na escola, esclarece as dúvidas com o professor. Dessa maneira, tivemos como questionamento: quais os pontos positivos e negativos na aprendizagem do conteúdo de genética através da implementação da sala de aula invertida como estratégia de ensino? Assim, objetivamos identificar, analisar e avaliar os benefícios e as dificuldades encontradas na aplicação da metodologia e, dessa forma, contribuir na orientação dos professores de biologia que desejarem aplicar essa estratégia didática na aprendizagem do conteúdo de genética. Realizamos uma análise qualitativa dos dados, a partir da coleta através da aplicação de questionários e dos registros no diário de bordo. A pesquisa demostrou que a sala de aula invertida permite um aumento na quantidade de questionamentos pelos estudantes e confirmou que sem atividades bem construídas e um processo avaliativo diversificado e bem estruturado, o sucesso da aplicação da metodologia será comprometido. |
Abstract: | In the inverted classroom the student studies the content at home and at school clarifies the doubts with the teacher. Thus, we questioned: what are the positives and negatives in learning the content of genetics through the implementation of the inverted classroom as a teaching strategy? Thus, we aim to identify, analyze and evaluate the benefits and difficulties encountered in the application of the methodology and, in this way, contribute to the orientation of biology teachers who wish to apply this didactic strategy in the learning of genetic content. We performed a qualitative analysis of the data, from the collection through the application of questionnaires and the logbook records. The research showed that the inverted classroom allows an increase in the amount of questioning by the students and confirmed that without well-built activities and a diversified and well structured evaluation process, the success of the application of the methodology will be compromised. |
Palavras-chave: | Sala de aula invertida Estratégia didática Genética Inverted classroom Didactic strategy Genetics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cruzeiro do Sul |
Sigla da Instituição: | UNICSUL |
Citação: | SANTOS, Cristiano Lopes dos; BARROS, Amauri da Silva. Uma análise da estratégia didática sala de aula invertida no processo ensino e aprendizagem de genética em turmas do ensino médio técnico integrado de uma escola pública. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 716-740, 18 out. 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2304/1400. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2304 |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8945 |
Data do documento: | 1-out-2020 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma análise da estratégia didática sala de aula invertida no processo ensino e aprendizagem de genética em turmas do ensino médio técnico integrado de uma escola pública.pdf | 817.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.