00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Artigos publicados em periódicos - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cristiano Lopes dos-
dc.creatorBarros, Amauri da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-29T15:13:43Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T15:13:43Z-
dc.date.issued2020-10-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Cristiano Lopes dos; BARROS, Amauri da Silva. Uma análise da estratégia didática sala de aula invertida no processo ensino e aprendizagem de genética em turmas do ensino médio técnico integrado de uma escola pública. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 716-740, 18 out. 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2304/1400.pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage716pt_BR
dc.citation.epage740pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2304pt_BR
dc.identifier.issn2179-426Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8945-
dc.description.abstractIn the inverted classroom the student studies the content at home and at school clarifies the doubts with the teacher. Thus, we questioned: what are the positives and negatives in learning the content of genetics through the implementation of the inverted classroom as a teaching strategy? Thus, we aim to identify, analyze and evaluate the benefits and difficulties encountered in the application of the methodology and, in this way, contribute to the orientation of biology teachers who wish to apply this didactic strategy in the learning of genetic content. We performed a qualitative analysis of the data, from the collection through the application of questionnaires and the logbook records. The research showed that the inverted classroom allows an increase in the amount of questioning by the students and confirmed that without well-built activities and a diversified and well structured evaluation process, the success of the application of the methodology will be compromised.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Cruzeiro do Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICSULpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino de Ciências e Matemática [RENCIMA]pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectEstratégia didáticapt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectInverted classroompt_BR
dc.subjectDidactic strategypt_BR
dc.subjectGeneticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma análise da estratégia didática sala de aula invertida no processo ensino e aprendizagem de genética em turmas do ensino médio técnico integrado de uma escola públicapt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the didactic strategy room inverted in the process of teaching and learning of genetics in schedules of average integrated technical education of a public schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoPara a aprendizagem de genética com a metodologia ativa sala de aula invertida, o aluno estuda o conteúdo em casa e, na escola, esclarece as dúvidas com o professor. Dessa maneira, tivemos como questionamento: quais os pontos positivos e negativos na aprendizagem do conteúdo de genética através da implementação da sala de aula invertida como estratégia de ensino? Assim, objetivamos identificar, analisar e avaliar os benefícios e as dificuldades encontradas na aplicação da metodologia e, dessa forma, contribuir na orientação dos professores de biologia que desejarem aplicar essa estratégia didática na aprendizagem do conteúdo de genética. Realizamos uma análise qualitativa dos dados, a partir da coleta através da aplicação de questionários e dos registros no diário de bordo. A pesquisa demostrou que a sala de aula invertida permite um aumento na quantidade de questionamentos pelos estudantes e confirmou que sem atividades bem construídas e um processo avaliativo diversificado e bem estruturado, o sucesso da aplicação da metodologia será comprometido.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.